Mato Grosso volta a realizar transplantes de rins

O Governo de Mato Grosso vai retomar ainda este ano as cirurgias de transplante renal. O anúncio foi feito pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes em sua rede social, nesta terça-feira (03.09). O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, vem cuidando há meses do assunto e convidou a primeira-dama para ser a madrinha da causa.

De acordo com Gilberto Figueiredo, os procedimentos documentais já foram protocolados no Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde trabalha intensamente para buscar todas as liberações necessárias para reiniciar os trabalhos ainda este ano.

Sensível à causa, justamente por ser transplantada renal há quase cinco anos, a primeira-dama prontamente se colocou à disposição para auxiliar o secretário nas ações e tratativas necessárias para que o Estado comece a realizar ainda este ano os primeiros transplantes.

Em Mato Grosso, há aproximadamente 1.800 pacientes fazendo hemodiálise. Os dados são de que 50% tenham indicação para o transplante renal. Contudo, o percentual só pode ser confirmado após a avaliação da equipe da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo o secretário Gilberto Figueiredo, a Central já iniciou um processo de acompanhamento ambulatorial que está quantificando o número de pacientes que vão fazer parte da lista de seleção para realizar a cirurgia de transplante.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *