Qualifica 300 certifica 763 alunas em cursos

A Prefeitura de Cuiabá, representada pela primeira-dama Márcia Pinheiro e o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, certificou 763 mulheres, alunas do Qualifica Cuiabá 300 anos em evento realizado nesta terça-feira (03.09), no Teatro Zulmira Canavarros.

A edição Mulher do programa, com cursos específicos para o público feminino, tem se consolidado como a maior política pública municipal no combate à violência doméstica.

Segundo a defensora pública, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Cuiabá, Rosana Leite, o projeto têm auxiliado para quebrar o ciclo de violência doméstica que atinge a sociedade. “Como eu atuo na Defensoria Pública, trabalhamos com mulheres com extrema vulnerabilidade e esse projeto vem para retirar a mulher dessa dependência econômica que faz elas permanecerem na violência doméstica familiar. Precisamos quebrar o ciclo da violência e essa é uma forma”, elencou.

O Poder Judiciário tem indicado mulheres vítimas de violência para os cursos, além das inscritas via Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A intenção da primeira-dama com a edição feminina é justamente oferecer condições e oportunidade para a independência financeira das mulheres cuiabanas com cursos de alta empregabilidade a nível local.

“Muitas mulheres acabam sendo obrigadas a aceitar determinadas situações porque dependem de seus maridos para o sustento familiar e o cuidado dos filhos. Começa com uma violência verbal, psicológica, passa para a física e em casos extremos chega ao feminicídio. Com a conclusão desses cursos como manicure e pedicure, produção de bolos e salgados, essas mulheres podem empreender em seus bairros, montar sua clientela e gerar renda familiar”, explicou Márcia Pinheiro.

Os nove cursos oferecidos durante pouco mais de três meses, foram totalmente gratuitos e ministrados nos bairros por meio dos 14 Cras da Prefeitura de Cuiabá. Cerca de 39 turmas diferentes tiveram acesso a novas oportunidades e especialização em suas respectivas áreas.

“Eu já produzia salgados e bolos, porém o curso me proporcionou maior qualidade nos meus produtos e isso consequentemente têm aumentado a minha renda e a clientela. Fico muito agradecida porque esses cursos são caros, geralmente são oferecidos no centro da capital e eu não teria condições de pagar. Agradeço de coração a Prefeitura e a primeira-dama”, contou Sônia Pereira, do bairro Jardim União, ao receber o certificado.

O Qualifica 300 tradicional está em andamento com 3 mil vagas para homens e mulheres nas áreas de Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. Além dos mais de 20 cursos, a modalidade de Aperfeiçoamento Profissionalizante passa a compor o rol de cursos de modo a preparar os alunos para o empreendedorismo.

Também participaram da entrega de certificados, a deputada estadual Janaina Riva, o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, o vereador Luis Cláudio, o secretário de Assistência Social, Wilton Coelho, a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, a secretária dos 300 anos, Celly Almeida.

Veja Mais

Um comentário em “Qualifica 300 certifica 763 alunas em cursos”

  1. Adorei seu post!

    Recentemente fiz um artigo ensinando como ser uma manicure de sucesso, a galera está gostando muito.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *