Técnicas de meditação e respiração eliminam o estresse

Quem nunca se sentiu irritado, ansioso, com raiva de tudo e de todos sem motivo aparente, que a tire a primeira pedra. Sensações como estas, tão comuns ao dia a dia agitado das grandes cidades, podem ser reflexos do estresse.

Um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (International Stress Management Association) aponta o Brasil como o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. Sintomas físicos como dores de cabeça e musculares, distúrbios do sono, problemas gastrointestinais, dependência química, hipertensão arterial e alterações na libido são cada vez mais comuns.

Esgotamento, falta de sensibilidade, sentimento de incapacidade, descompromisso, depressão, perda de ideais, fobias, desconforto, preocupação, frustração, indignação e nervosismo desacerbado também são sinais importantes de que “alguma coisa” não vai bem.

De acordo com a terapeuta holística Fernanda Boaventura, One Cosnciousness Trainer (treinadora da consciência) da O&O Academy (escola indiana de Filosofia e Meditação para a transformação da consciência humana), embora indesejável, o estresse é um sentimento de autodefesa. Contudo, em excesso é prejudicial à saúde. A boa notícia é que pode ser controlado a partir do autoconhecimento.

“Hábitos comandam quase 50% da nossa vida. Isso significa dizer que nem sempre temos consciência do que pensamos, sentimos ou da forma como agimos. Criamos um padrão mental e acabamos fazendo muitas coisas de forma automática que acabam por trazer reflexos no corpo físico, mental e energético. Estes hábitos dizem muito sobre nós e para mudá-los precisamos ter consciência deles e das suas consequências em nossas vidas, como o estresse.”

Fernanda explica que técnicas de respiração, meditação e terapias integrativas podem ajudar a resolver o problema.

“A mudança acontece de dentro para fora. Precisamos observar nossos pensamentos para identificar o padrão mental em que vibramos e também nossas crenças limitantes. O que nos faz ficar irritado, impacientes com tudo e com todos, sem vontade de sair de casa, de trabalhar, de comer, de ter uma vida social? Nossos pensamentos e atitudes são reflexos de como enxergamos o mundo. Olhar pra dentro e descobrir o ponto de equilíbrio é fundamental para nos livramos dos sintomas da ansiedade, da depressão e do estresse”, explica a terapeuta.

“Ao nos tornarmos mais conscientes, conseguimos estar presentes em tudo o que nos acontece; conscientes de nossos hábitos e comportamentos e dessa forma conseguimos mudar aquilo que não está nos fazendo bem e nos impedindo de nos relacionar com o outro e com o mundo. Fácil não é, e também não acontece da noite para o dia. A mudança acontece aos poucos quando começamos a substituir hábitos negativos por positivos de forma consciente e clara. O autoconhecimento é a chave de tudo e a meditação o caminho!”.

A terapeuta deixa claro que “dependendo do grau de comprometimento e dos hábitos que temos, precisamos de ajuda profissional para fazer esta virada”. Pensando nisso, decidiu realizar em Cuiabá nos dias 7 e 8 de setembro, o Workshop Stress Detox, técnica desenvolvida pela O&O Academy.

“Trata-se de uma imersão vivencial onde a pessoa aprende através de artes meditativas a relaxar e a ativar os centros místicos do poder, do perdão, da intenção e da alegria para ter mais autoconsciência e lidar melhor com suas emoções. Assim, de forma prática, consegue liberar o estresse do corpo e da mente nutrindo-se de harmonia e vitalidade. O autoconhecimento traz benefícios incontestáveis à qualidade de vida. A caminhada é longa, mas todos podemos chegar ao fim com saúde e paz interior; basta querer se ajudar!”, concluiu a terapeuta.⠀

SERVIÇO

Workshop Stress Detox

Local: Clínica FisioGaia. Rua Lima, 154 – Jardim das Américas. Cuiabá – MT.
Informações: (65) 99216-8082 (Fernanda Boaventura)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *