IBGE inicia preparativos para o Censo populacional de 2020 em Nova Mutum

O vice-prefeito Leandro Félix e o secretário de Administração Geder Luiz Genz confirmaram que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está iniciando os preparativos para realização do Censo Demográfico de 2020, que irá levantar todas as informações demográfica e populacional de Nova Mutum. A expectativa é que a população mutuense ultrapasse 60 mil habitantes.

O Censo Demográfico produz informações que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada, refletindo ainda como base para repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e setores como Saúde e Educação.

Para que o Censo seja realizado em Nova Mutum o IBGE está preparando os processos seletivos simplificados que serão realizados em três etapas, sendo a primeira para Coordenador Censitário de Subárea que acontecerá em setembro de 2019, a segunda em fevereiro de 2020 para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor e por último para recenseador que acontecerá em março de 2020.

Segundo o vice-prefeito Leandro Félix a realização do Censo Populacional é uma necessidade para o município de Nova Mutum que sofre com a defasagem dos números, já que o censo é feito a cada 10 anos. “Nossa cidade vive um grande ciclo de desenvolvimento e consequente o crescimento populacional é diário, crescem as demandas de escolas, postos de saúde e para termos uma ideia o IBGE nos considera com uma população de apenas 42 mil habitantes e só nas unidades de saúde temos 60 mil pessoas sendo atendidas”, explica.

Geder Genz argumenta que além de apontar o quantitativo atualizado de população, o Censo vai gerar um perfil da população. “O questionário do Censo 2020 já foi definido, é um estudo que vai mostrar a faixa etária, quantitativo de mulheres e homens, onde as pessoas estão morando, em quais condições, entre outros dados fundamentais”, detalha.

Veja Mais

Um comentário em “IBGE inicia preparativos para o Censo populacional de 2020 em Nova Mutum”

  1. Rosilene Benedita Lemes de Santana disse:

    Gostaria de trabalhar no censo de Nova mutum MT

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *