Votorantim Cimentos recebe inscrições para desafio de inovação

A Votorantim Cimentos lançou um novo desafio em sua plataforma de inovação aberta, VC Connect. O desafio busca startups que trabalhem com soluções para o desenvolvimento de um simulador de processos para mineração e britagem de agregados. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de setembro, por meio do site do VC Connect.

Os projetos selecionados passarão por uma imersão no ambiente da empresa e, posteriormente, por provas de conceito da solução apresentada. A expectativa é aplicar as soluções em quatro fábricas no Brasil, em Araçariguama (SP), Santa Isabel (SP), Itapecerica da Serra (SP) e Campo Grande (MS). Juntas, essas operações somam 3,5 milhões de capacidade de produção por ano.

Agregados são rochas e areias extraídas por meio da mineração e da britagem que são separadas em diferentes tamanhos de acordo com a sua utilização. Estes são os principais componentes para produção de concreto e outras aplicações na construção civil, como base de asfalto, fundações para estradas, ferrovias e sistemas de drenagem.

Durante o processo de fabricação de agregados, existem desafios operacionais que podem ser evitados se mapeados antecipadamente. Neste contexto, o uso de soluções de simulação e modelagem no processo de mineração destes materiais deve proporcionar maior previsibilidade de produção e identificar oportunidades de redução de custos.

Inovação aberta na Votorantim Cimentos – O propósito da plataforma VC Connect é conectar os desafios da empresa com as soluções inovadoras presentes no ecossistema de startups, centros de pesquisas, entre outros. No primeiro ano da plataforma, 2017, o tema dos desafios foi focado na Indústria 4.0. Já em 2018, a proposta envolveu a concreteira Engemix com objetivo de desenvolver uma solução para medição do volume na entrega do produto para os clientes. Em 2019, os desafios já apresentados prospectaram soluções para as equipes de finanças e de recursos humanos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *