Biblioteca oferece curso de desenho à mão livre

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está com inscrições abertas para a Oficina de Desenho à Mão Livre, que será realizada dia 1º de outubro, em Cuiabá.

A proposta é reunir pessoas interessadas em criar e compartilhar desenhos inspirados no cotidiano e fazer um registro do patrimônio histórico e cultural de Cuiabá aos 300 anos. Ao todo, são 50 vagas para crianças e adultos.

Paralelo à oficina, será realizada a Exposição Cores a Cuiabá, entre 30 de setembro e 02 de outubro, no Palácio da Instrução, onde fica localizada a Biblioteca Estevão de Mendonça.

Com a mesma temática, os artistas e arquitetos Carlos Pina e Francisco de Assis irão expor aproximadamente 30 desenhos sobre o cotidiano da capital mato-grossense, trazendo um olhar de resgate e valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade. A curadoria será de Márcio Alves da Silva.

De acordo Márcio, que é curador da mostra e organizador da oficina, a proposta é resgatar e propagar o desenho à mão livre como expressão artística.

Dessa forma, gerar valor histórico e cultural a este estilo de desenho, que retrata o cotidiano e as histórias do dia a dia. “É um registro da vida das pessoas, do tempo e do espaço a partir do olhar de cada artista, da percepção que ele tem sobre aquele momento vivido”.

A programação começa no dia 30 de setembro, com a abertura da exposição, no Salão Nobre. No dia 1º de outubro, os 50 alunos participam da Oficina de Desenho à Mão Livre, que será ministrada por Carlos Pina. No dia 02 de outubro, os desenhos produzidos pelos iniciantes integram à mostra, e ficam expostos junto com o trabalho dos artistas Carlos Pina e Francisco de Assis.

Para as inscrições, a organização está pedindo um litro de leite de contribuição solidária. As vagas serão distribuídas em duas turmas, uma para crianças de 8 a 11 anos, e outra para quem tem a partir de 12 anos. Para os mais novos, a oficina será das 8h às 11h. A atividade para os mais velhos será das 14h às 17h.

O evento é realizado pela Biblioteca Estevão de Mendonça em parceria com a MS Consultoria em Turismo e Eventos e a Casa Paris.

Serviço

Oficina de Desenho à Mão Livre – 01 de outubro. Inscrição: 1 litro de leite

Inscrição para a Turma 8 a 11 anos – matutino.

Inscrição para a Turma a partir de 12 anos – vespertino.

Exposição Cores a Cuiabá – 30 de setembro a 02 de outubro, das 8h às 18h. Entrada gratuita.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Mais informações: (65) 3613-9240/9230

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *