Funcionários dos Correios entram em greve no país por tempo indeterminado

O funcionários dos Correios anunciaram que estão em greve por tempo indeterminado desde às 22h da terça-feira (10).

Segundo a Findect (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores dos Correios), a “decisão foi uma exigência para defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família”.

Os funcionários protestam contra as privatizações propostas pelo governo federal e em defesa do acordo coletivo da categoria.

De acordo com o Sindicato, a ECT (Empresa Brasileira de Correios) e o governo federal teriam se negado a negociar com a categoria em assembléia realizada neste terça (10), no Rio de Janeiro.

No dia 30 de agosto, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Coreios (Findect) havia informado, por meio de seu site oficial, que a assembléia poderia dar início a greve. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT) fez o mesmo anúncio em 4 de setembro.

Os Correios disseram, em nota, que federações expuseram propostas insustentáveis para a empresa. Leia a nota na íntegra:

“Esclarecemos que Correios participaram de dez encontros na mesa de negociação com os representantes dos trabalhadores, quando foi apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o Acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões. Mas as federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa, algo insustentável para o projeto de reequilíbrio financeiro em curso pela empresa.

No momento, o principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população”. 

* Estagiária da Agência Record, sob supervisão de Celso Fonseca. 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *