Sanidade na suinocultura será tema de workshop na Famato

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e as principais lideranças de Mato Grosso vão produzir o Workshop Estadual “Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos”.  O treinamento será dia 20 de setembro, a partir das 8h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Estão sendo ofertadas 160 vagas. Os interessados podem se inscrever na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrismat), até o dia 17/09.

O evento é uma realização em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs), a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) e Famato.

Os treinamentos estão acontecendo em vários estados e têm como tema as principais doenças virais na produção de suínos como, por exemplo, Peste Suína Africana (PSA) e Clássica (PSC), e visam capacitar médicos veterinários e demais profissionais do campo que atuam na produção suinícola. Durante o segundo semestre, mais de 10 estados brasileiros vão receber os treinamentos.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que a iniciativa visa integrar os representantes da cadeia com o objetivo de mitigar riscos. “Os recentes casos de PSC no Ceará e no Piauí convergiram esforços da iniciativa privada para prevenir e controlar os fatores de riscos na possível entrada de doenças no Brasil, ou seja, um trabalho em conjunto em prol de toda a suinocultura nacional”.

Os treinamentos serão conduzidos pela especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a doutora em medicina veterinária Masaio Mizuno Ishizuka. Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, o workshop é uma forma de harmonizar as informações entre o setor privado e o serviço veterinário oficial e assim manter a sanidade da produção suinícola nacional. Ludtke explica ainda que as capacitações irão contar com material técnico de apoio, que estão disponíveis no site da ABCS (www.abcs.org.br).

Todos os eventos itinerantes são gratuitos e contam com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), das Federações da Agricultura e das Afiliadas da ABCS.

Para mais informações procure a Acrismat pelo telefone (65) 3624-8125 ou a Famato no (65) 3928-4467.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *