Secretária da Sema, Mauren nega aumento de desmate em MT

A secretária estadual de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzeretti, disse que não houve aumento de desmatamento em Mato Grosso e que o problema das queimadas é mundial.

As afirmações foram dadas na tarde desta quarta-feira (11), durante depoimento à Assembleia Legislativa (ALMT).

A titular da Sema foi convocada para prestar esclarecimentos sobre as ações da Sema em elação aos incêndios e desmatamento no Estado, após a aprovação de um requerimento de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

Na ocasião, a secretária rebateu acusações do que chamou de “informações distorcidas ou mal interpretadas.

Segundo Mauren, dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostram que houve uma redução de 17% no desmatamento no Estado.

“Nós herdamos um período de cinco meses da gestão anterior, porque o período de apuração do desmatamento é do início de agosto de um ano até o final de julho do outro ano. Então o período de apuração referente a 2018 até 2019, apontou que Mato Grosso é um dos únicos estados da Amazônia Legal que reduziu o desmatamento”, afirmou.

Questionada sobre as queimadas que devastam áreas verdes em Mato Grosso, a secretária classificou o fato como “atípicas e acima da média” e afirmou que o problema é mundial, citando casos de países como a Sibéria, Malásia e Indonésia.

“Não é um problema exclusivamente brasileiro. O mundo está queimando, a Sibéria que é o país mais gelado do mundo está queimando e isso assusta a todos”.

Mauren reconheceu que a estrutura existente não é suficiente para o combata às chamas.

“Dos estados da Amazônia Legal, nós somos o que tem a melhor estrutura, mas ela não é suficiente. Nós não tínhamos como prever uma estiagem longa e condições climáticas atípicas”, esclareceu.

Na última segunda-feira (09), o governador Mauro Mendes (DEM) decretou situação de emergência em Mato Grosso por conta das queimadas.

A medida tem validade de 60 dias, podendo ser prorrogada e permite a aquisição de  bens e materiais necessários para prevenção e combate aos incêndios e à manutenção dos serviços públicos nas áreas atingidas pelas queimadas, sob dispensa de licitação.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *