Onda de calor faz VG suspender atividades físicas para 30 mil alunos

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos (DEM), determinou a adoção de providências para minimizar a hipertermia (elevação e/ou manutenção das temperaturas do corpo humano a patamares capazes de comprometer, ou mesmo de colapsar, seus metabolismos), principalmente sobre os alunos da rede pública municipal, idosos e pessoas consideradas em grupo de risco com doenças respiratórias ou cardiológicas.

A hipertermia encontra-se geralmente relacionada à incapacidade do organismo de promover calor com o ambiente externo imediato; a incapacidade de reduzir e manter a produção interna de energia térmica a um patamar aceitável – o que ocorre, a exemplo, em casos agudos de febre; ou à qualquer outro fator que impeça a igualdade entre as taxas de produção interna de energia térmica e de calor entre o organismo e o ambiente externo imediato de forma a implicar saldo positivo à favor da primeira. Implica diretamente em uma quebra da homeostasia do organismo, geralmente o corpo humano.

As temperaturas estão em média com 42º com sensação térmica prevista superior a 45º e a umidade do ar oscilando entre 15% e 10%, quando o aceitável pela Organização Mundial de Saúde – OMS é de 20% no mínimo.

A onda de calor estacionada sobre Mato Grosso vem exigindo medidas extras de atenção e cuidados com a saúde, especialmente de crianças, idosos e de pessoas portadoras de doenças crônicas.

O período de estiagem, que tem como momentos críticos os meses de agosto e setembro, com tendência de melhora em outubro, se agrava com a incidência das queimadas que juntamente com o ar seco, reduz a umidade relativa a níveis abaixo dos recomendáveis, entrando em estado de emergência, como na semana passada que ficou inferior a 10%.

Diante desse cenário, a prefeitura de Várzea Grande anunciou algumas medidas preventivas e lançou alertas que estão sendo multiplicados junto aos servidores, estudantes, comunitários e população em geral.

A principal orientação é a conscientização para não atear fogo em lixo ou em terrenos e manter a hidratação, com a ingestão diária de pelo menos dois ou mais litros de água.

Em reunião de emergência com todo o secretariado e com representantes da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, a prefeita de Várzea Grande traçou estratégias para impedir que o período seco impacte ainda mais na rotina dos várzea-grandenses.

A secretaria de Educação, por meio de uma Portaria, suspendeu todas as atividades físicas dos quase 30 mil alunos da Educação Básica e determinou o reforço para o consumo de água pelos estudantes e profissionais do setor.

Ao invés de exercícios nas quadras esportivas, atividades lúdicas e intelectuais em sala de aula, como filmes, leitura e jogos interativos.

“Não há necessidade de suspensão das aulas, mas de adequação das atividades, até mesmo para o melhor aproveitamento do aprendizado e para ter a certeza de que as crianças estão fazendo a hidratação correta nesse período até a chegada das chuvas”, pontuou a prefeita”.

Na secretaria de Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde que passam boa parte do dia na rua, visitando moradores, a rotina foi alterada.

“Oito horas da manhã já está quente e seco, não tem como manter, pelo menos por esses dias, os agentes nas ruas. Todos estão trabalhando nas unidades de saúde de referência dos bairros aonde atuam, reforçando o atendimento”, explicou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes.

Ontem à noite (quarta-feira (11), a Secretaria de Assistência Social promoveu uma reunião no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Cristo Rei, que deve contar com a participação de cem lideranças da região.

Nesse evento, além de discussões referentes à Pasta, serão repassadas as orientações elencadas como prioritárias pelo Município nesse momento, conforme a reunião emergencial dessa manhã.

“Vamos nos utilizar de todos os meios para alertar e conscientizar a população. O momento é crítico? É sim, mas podemos amenizar os efeitos desse calor intenso com medidas simples, mas de poderoso efeito coletivo”, defendeu a prefeita.

Conforme o alerta que será massificado nas redes sociais a partir de hoje, a prefeitura traz recomendações médicas do pneumologista que chamam à atenção para combinação de calor intenso com queimadas urbanas como fatores de agravo às doenças cardiorrespiratórias. Como cuidados, recomenda-se:

  • Uso de umidificadores, toalhas umedecidas ou baldes com água nos ambientes da casa;
  • Uso de filtro solar;
  • Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Pessoas com problemas respiratórios e cardiológicos devem procurar um médico especialista;
  • Evitar esforço físico intenso, principalmente nas escolas, cancelando atividades físicas para as crianças;

A Prefeitura de Várzea Grande vai ainda reforçar junto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil as recomendações de proibição legal para as queimadas urbanas como forma de reduzir drasticamente o calor que se abateu sobre a cidade.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *