Sindicato Rural movimenta a região oeste de MT com a 53ª Expocáceres

O município de Cáceres vai sediar a 53ª Expocáceres no período de 17 a 22 de setembro no Parque de Exposições José Rodrigues Fontes. O Sindicato Rural do município é responsável pela realização da feira e preparou uma programação diversificada e moderna de palestras técnicas (pecuária e agricultura), oficinas, capacitação, amostra de animais, vitrines tecnológicas, painéis, shows nacionais, exposições industriais e comerciais, rodadas de negócios, rodeios, e entre outras atrações. O evento tem o apoio do Sistema Famato e de outros parceiros do segmento agropecuário de Mato Grosso.

Durante a 53ª Expocáceres, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus de Cáceres e o Sindicato Rural de Cáceres, realiza a 6º Semana Agronômica de Cáceres (Semac). O evento ocorrerá paralelo à 3º edição da Feira Tecnológica de Cáceres (Agrotec), que além do sindicato tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Fundo do Leite.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Leite, o objetivo da Semac e da Agrotec é a integração dos alunos e profissionais do setor agropecuário com os produtores rurais. Os alunos de agronomia da Unemat apresentarão pesquisas desenvolvidas nos painéis demonstrativos no Pavilhão de Difusão de Tecnologia durante a Expocáceres.  Ainda na programação tem a visita técnica em uma fazenda modelo em pecuária.

Patrimônio histórico dos pantaneiros, o cavalo pantaneiro será um dos destaques durante a Expocáceres. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Pantaneiros vai fazer o julgamento morfológico da raça, competições e confraternização dos animais. Outro destaque será a vitrine de cozinha pantaneira.

“A feira é um dos únicos eventos da região oeste do estado que agrega informação, conhecimento e capacitação de trabalhadores e produtores rurais. A feira atrai, além de produtores rurais, empresários do setor agropecuário, pesquisadores, estudantes, engenheiros agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas, instituições públicas, privadas, sindicatos rurais da região e a comunidade em geral”, disse Jeremias Leite.

Com um formato moderno, o objetivo é aprimorar o conhecimento e possibilitar a transferência de tecnologias, além de estimular a discussão de temas que apontam para o desenvolvimento sustentável do município de Cáceres e de toda a região oeste, e o fortalecimento do setor produtivo no estado.

“Vamos abordar de forma abrangente a gestão e o mercado agropecuário, em especial a pecuária, incentivando o aprimoramento das atividades, a utilização de tecnologias que visam alternativas mercadológicas e na execução das atividades no campo. Sempre buscando alternativas viáveis para os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Queremos dar subsídios para que o produtor possa incrementar seu negócio e ter êxito nas atividades rurais”, apontou Jeremias Leite.

Entre os palestrantes estão o secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Antonio Naban Garcia, que apresentará o tema “Cenários da Pecuária no Brasil e no Mundo”. O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, abordará o tema “Potencialidades no Uso da Terra: Entraves e Desafios do Produtor”. O superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, destacará o perfil do profissional na pecuária.

Também haverá palestras com o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), Luciano Vacari, sobre a cadeia da carne, médicos veterinários, zootecnistas e consultores em pecuária.

Para enriquecer o conhecimento no meio rural, o Senar-MT vai levar para a 53ª Expocáceres a oficina Filhos no Campo, além de vitrines das carnes de frango, bovina e ovino.

O sindicato vai promover durante a feira um mega leilão com mais de 10 mil animais. O remate será realizado pela Estância Bahia Leilões.

A feira vai trazer também a 3º Amostras de Resultados do Programa Genético da Pecuária Leiteira de Cáceres. Segundo o presidente Jeremias, a Associação dos Produtores de Leite (Aproleite) vai demonstrar resultados do beneficiamento de leite para a agricultura familiar. Também haverá roda de animais para serviço de campo.

“Agricultura Digital: Como eu começo?” é o tema da palestra do responsável pelas parcerias AgriHub, Fábio Silva. O projeto AgriHub, de iniciativa do Sistema Famato, une o problema do produtor à tecnologia. A ideia é apresentar possíveis soluções e rentabilidade ao produtor rural.

Para saber mais acesse a programação completa no site: https://www.expocaceres.com.br/programacao

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *