Hemocentro realiza atividades para incentivar doação

O MT Hemocentro dá início nesta segunda-feira (16.09) à semana de comemoração do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que será celebrada na sede do Banco de Sangue Público. A programação será encerrada na sexta-feira (20.09), com a realização do encontro de doadores fidelizados e cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

“A doação de medula é importante para ajudar pacientes que tem leucemia, aplasia de medula, alguns tipos de câncer, de linfoma e de anemia, e ocorre por compatibilidade genética. A compatibilidade familiar é de 25 a 30% (máximo) e a busca, pelo Redome Brasileiro, é de 1 em 100 mil e, no internacional, de 1 em 1 milhão”, destacou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

A programação prevê apresentação cultural e rodas de conversas que abordarão os seguintes temas: “A importância do cadastro do Redome”; “Os critérios para ser um doador”; “O papel do captador de medula óssea no caso de encontrar o doador compatível” e a “Importância do doador de medula óssea”.

Neste mês de setembro, a equipe técnica do banco de sangue público ainda realizará coletas externas de doação de sangue e, simultaneamente, o cadastro de novos doadores de medula óssea. Na oportunidade, serão promovidas palestras de sensibilização para a captação de novos doadores.

As palestras vão acontecer na Escola Coração de Jesus, no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e no Shopping Três Américas. Além disso, será disponibilizado o cadastramento no Redome, pela equipe do Hemobus – ônibus de coleta externa do MT Hemocentro –, durante as coletas externas nos municípios de Nobres, Tapurah e Barra do Bugres.

Dados

De acordo com os dados do Redome, até julho 2019, os cadastros do Brasil apontam para 4.943.535 doadores. Em Mato Grosso, são 64.652 doadores registrados e, somente até julho deste ano, foram cadastrados 1.287 novos doadores.

O mesmo banco de dados do Redome registrou a realização de três doações de medula óssea em Mato Grosso, até o mês de julho deste ano, e que salvaram vidas de pacientes no continente europeu.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *