Janaina detona e diz que Selma não reverte cassação

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez duras críticas contra a senadora Selma Arruda (PSL), na tarde desta segunda-feira (16), antes do evento de lançamento do edital de credenciamento de médicos legistas para atuar na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) na sede do Governo do Estado, em Cuiabá.

Riva acredita que dificilmente a ex-juíza vá conseguir reverter o processo de cassação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A senadora foi cassada, por unanimidade, no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) por suspeita de uso de caixa dois na campanha de 2018, e no final de abril, deste ano, os advogados da ex-magistrada entraram com recurso junto ao órgão superior na tentativa de reverter a decisão.

Caso a cassação seja mantida, o TSE deve determinar, de forma imediata, uma eleição suplementar para preencher a vacância.

“Entre nós (deputados), a gente não acredita que essa situação vá ser revertida. Pela experiência política que nós temos, de reverter uma decisão que é de unanimidade, pelo menos a gente nunca viu isso a nível de Brasil. Não é contar com defunto antes da morte, mas a gente acredita que é uma situação irreversível”.

Com a possibilidade de nova eleição, a deputada Janaina Riva diz que é o momento de ter um candidato ao Senado Federal que seja “político, que tenha proximidade com as pessoas, que seja acessível, o que a gente não quer hoje é ajudar qualquer candidatura ao Senado que depois não vá ter com os deputados estaduais essa liberdade e, principalmente, não tenha relação com os municípios”.

Janaina expôs que a atuação da senadora Selma Arruda é o contrário do perfil de um possível candidato que já estão procurando.

“Eu acho que (Selma) não tem proximidade com prefeitos, não tem proximidade com vereador. A maioria das reuniões que a gente vê dos senadores tem sempre Jayme, Wellington, falta alguma coisa, então, eu acho que nós precisamos de um candidato que tenha essa representatividade, essa afinidade. A gente tem uma senadora mulher  que fala que feminicídio não existe, essa situação não pode existir”.

Esta semana, na quarta-feira (19), a senadora Selma Arruda deve assinar a ficha para se filiar ao Podemos.

A saída dela está atrelada a divergências dentro do PSL por causa da assinatura dela na CPI da Lava Toga, que tem o objetivo de investigar ministros do Supremo Tribunal Federal.

Para Janaina, a mudança de sigla do PSL para o Podemos não deve mudar o resultado no TSE.

“Não acho que o fato de mudar para o Podemos vá mudar a situação que ela se encontra. Nunca vi nenhuma dessa situação ser revertida. Se for revertida, nós vamos rasgar o código eleitoral. Se antes de uma eleição você dá um cheque, ou você faz contratação por fora, se fosse eu estaria cassada, mas o rumo dela é esse, não tem outro mais”.

Janaina Riva é filha do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, ex-deputado estadual José Riva.

Riva, pai, já foi alvo de algumas prisões em operações deflagradas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco – por decisão judicial de Selma Arruda, quando a ex-juíza era titular da 7ª Vara Criminal de Cuiabá.

Além de José Riva, o ex-governador Silval Barbosa, ex-secretários e empresários foram alvos de decisões da então magistrada.

Arruda é acusada por adversários políticos de usar a toga para ganhos políticos visando a eleição de 2018, quando se elegeu em primeiro lugar, com 680 mil votos, senadora da República.

Mesmo assim, na visão de Janaina, Selma Arruda foi eleita porque “colou” na onda Bolsonaro.

*Colaborou Matheus Mendes

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *