Prefeitura realiza plantio e distribuição de mudas

Na semana que precede o Dia da Árvore, de 16 a 20 de setembro, a Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável realiza o projeto “Plante uma Árvore, Cultive esta idéia”. Um Centro Municipal de Educação Infantil e duas escolas sendo uma municipal e outra estadual receberão palestras e peças de teatros alusivos à importância do Dia da Árvore comemorado nacionalmente dia 21 de setembro, além do plantio e distribuição de árvores nativas do cerrado como o Ipê de Jardim amarelo e roxo, e ipês normais.

“O objetivo é de despertar a consciência das crianças desde as pequenas até os maiores para o hábito e a necessidade da preservação ambiental. No momento o país, principalmente Mato Grosso, passa por um estado de emergência onde as queimadas prejudicam a saúde das pessoas com a baixa qualidade do ar e ameaçam a flora e a fauna. Mostrar aos alunos as vantagens nas melhorias e preservação da qualidade dos espaços verdes de suas escolas, bairro e cidade, só é possível estimulando a arborização”, disse a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira.

Para despertar o interesse e a curiosidade sobre a data em que se comemora o dia da árvore a subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável Viviane Souza Nascimento, explica que também serão desenvolvidas atividades de pinturas e colagens com as diferentes fases de crescimento de uma árvore, entre outras. “Ao adquirir conhecimentos sobre o ciclo de vida das árvores esses alunos desenvolverão o cuidado e o respeito em relação à natureza. As atividades culminam com o plantio de mudas de árvores na escola e aos arredores e assim também estimulado a arborização pelas crianças e jovens”, detalhou.

As unidades escolares que receberão as atividades do projeto “Plante uma Árvore, Cultive esta idéia” são: o Centro Municipal de Educação Infantil Senador Jonas Pinheiro, localizada no bairro Cristo Rei, e abrangendo crianças de 04 e 05 anos; A Escola Municipal de Educação Básica Maria Pedrosa de Miranda, localizada no bairro São Mateus, abrangendo crianças de 09 e 10 anos no ensino fundamental; e, a Escola Estadual Adalgisa de Barros, localizada no centro, abrangendo adolescentes do ensino médio.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *