Biblioteca oferece minicurso sobre mitologia e cordel

Como parte da programação da oficina ‘Encenando a poesia’, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça promove uma atividade com a escritora Clarissa Loureiro nos dias 24 a 26 de setembro. A autora, que também é professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conduzirá um minicurso para professores, estudantes e/ou público geral interessado em mitologia e cordel nordestino. Ao todo, são 60 vagas gratuitas, e as inscrições podem ser feitas na Biblioteca.

O minicurso terá como tema ‘As representações míticas do imaginário ocidental no cordel’, trazendo uma abordagem da literatura contemporânea sobre gênero. “A intenção é discutir como o cordel revisita o feminino, como o popular dialoga com o contemporâneo para ressignificação do feminino. Vamos transitar entre os mitos bíblicos, gregos e sumérios, além de apresentar textos contemporâneos da literatura nordestina e do centro-oeste”, destaca a autora no plano de curso. A capacitação será realizada no período vespertino, das 14h às 17h.

Na ocasião, a escritora Clarissa Loureiro irá apresentar o livro ‘Laurus’, lançado recentemente, e participa de um diálogo com os participantes sobre o processo de escrita. A proposta é compartilhar experiências e explicar um pouco da história dela com a literatura.

Sobre a obra ‘Laurus’, a escritora explica que se trata de um romance acerca da memória, mitologia e identidade, e que envolve temas polêmicos vivenciados pela sua família como aborto, homossexualidade, ditadura e mães solteiras. Este é o terceiro livro dela, que já lançou ‘Mau Hábito’ (2010) ‘Invertidos’ (2012). Professora de literatura da UFPE, Clarissa também é doutora em teoria da literatura.

A oficina ‘Encenando a Poesia’ está sendo realizada desde o mês de julho na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, e a programação será finalizada no dia 27 de setembro. Ela é conduzida pelo escritor Luiz Renato de Souza Pinto, com a proposta de oferecer aos participantes ferramentas de criação, interpretação, leitura, audição e encenação de poemas.

A realização de oficinas de poesia foi uma das contrapartidas do autor no projeto do livro ‘Gênero, Número, Graal’ (2017), contemplado no Prêmio Mato Grosso de Literatura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Ele foi premiado em 2017, na segunda edição, e mantém a atividade de capacitação em instituições interessadas. Luiz Renato é ator, professor no Instituto Federal de Mato Grosso e autor dos livros Xibios (2018), Duplo Sentido (2016), Flor do Ingá (2014) e Matrinchã do Teles Pires (1998).

Serviço:

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada no prédio do Palácio da Instrução, na rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá. Para mais informações (65) 3613-9240/9230.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *