Secretaria tem ponto de coleta voluntário para a reciclagem de óleo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Várzea Grande firmou parceria com a Organização Não-governamental,Teoria Verde e aderiu ao projeto “LEVO” – Local de Entrega Voluntária de Óleo – e agora possui um ponto de coleta voluntário para a reciclagem de óleo de cozinha.

O objetivo, segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira, é de mostrar à sociedade que os resíduos chamados de lixo, podem ser na verdade uma solução e ajudar projetos sociais ao invés de ser um problema para o meio ambiente, como no caso do óleo, se descartado em pias, ralos ou vasos sanitários acabam poluindo rios e lençóis freáticos.

“Precisamos ter um novo olhar para os resíduos e reciclar. Estaremos recebendo o óleo de cozinha acondicionado em garrafas PET, que também serão recicladas pela Biomavi, uma parceira da Teoria Verde”, explicou a secretária acrescentando que a população várzea-grandense que contribuir levando o óleo de cozinha para reciclagem estará ajudando o projeto de educação ambiental nas escolas, que ensina crianças e adolescentes questões relacionadas à cidadania, separação de resíduos, impactos do ser humano no planeta “e como juntos podemos proteger nossas riquezas naturais como, por exemplo, o Pantanal Mato-grossense, pois os rios de Cuiabá e Várzea Grande deságuam na sua bacia hidrográfica”, detalhou Helen Farias Ferreira.

A subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável Viviane Souza Nascimento reforça que é possível reaproveitar o óleo de cozinha em diversos produtos como tintas, biogás, sabão, entre outros. “O descarte correto é uma questão de educação ambiental. Reciclar é sempre bom para a natureza e consequentemente para nós seres humanos”, avisa.

Viviane ainda alerta que em média um litro de óleo contamina 25 mil litros de água. “O óleo descartado de forma incorreta na pia da cozinha passa pelos canos de rede de esgoto e fica retido em forma de gordura causando entupimento. O óleo que segue pelo encanamento chega aos rios além de atrair pragas que podem causar doenças. Somos todos responsáveis pelos impactos no meio ambiente”, alerta.

O novo ponto voluntário de coleta é o segundo em Várzea Grande e o oitavo na baixada cuiabana. Funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, localizada na Avenida da FEB, nº 2138, bairro Ponte Nova em Várzea Grande. Outras informações pelo telefone 3692-6828.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *