Mulheres de presos protestam em frente ao Fórum de Cuiabá

Um grupo de mulheres de detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE) fez protesto na tarde desta quinta-feira (19), em frente ao Fórum de Cuiabá.

As mulheres pedem o fim das restrições nas visitas aos reeducandos. Elas também reivindicam falar com o juiz da Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidelis.

Segundo elas, os detentos estão sendo impedidos até de tomar banho.

De acordo com a mulher de um dos presos, o protesto é pelo fim da tortura e dos maus-tratos dentro da penitenciária.

A Secretaria de Estado e Segurança Pública emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto.

Nota 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública esclarece que todas as ações realizadas dentro da Operação de Limpeza e Reorganização deflagrada em agosto na Penitenciária Central do Estado são pautadas em critérios técnicos e operacionais, embasados em legislações. A secretaria reitera ainda os reflexos positivos internos e externos, entre eles a redução de índices criminais como homicídios, roubos e furtos, obtidos nos primeiros 30 dias de atividades na maior unidade prisional do estado.

A secretaria iniciou nesta semana a segunda fase da operação, que visa ao aprimoramento de procedimentos internos e mudanças como dias de visitas, volume de alimentos levado por visitantes e circulação de dinheiro, além é claro, das melhorias que estão sendo finalizadas, todas de acordo o que está previsto em lei.

A reorganização e reforma das celas permitiu um ambiente mais limpo e salubre e, ainda, a ampliação de mais 137 leitos na carceragem. A retirada das ligações internas de energia das celas foi realizada visando a segurança e ventiladores foram instalados nos corredores dos raios.

(Com informações do Gazeta Digital)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *