Servidores do Tribunal de justiça recolhem lixo nas ruas de Cuiabá

As ações do Dia Mundial da Limpeza, comemorado em 21 de setembro, foram realizadas em Cuiabá com o apoio de servidores e estagiários do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. A equipe, que se uniu a um grupo de mais de mil voluntários que atuaram na capital e em Várzea Grande, percorreu o trecho entre o Shopping Pantanal e Hospital do Câncer coletando dezenas resíduos deixados no entorno da Avenida do CPA.

A ação foi coordenada pela Seção de Gestão Socioambiental do Tribunal. A chefe da unidade, Natália Pansonato, comemorou o sucesso do trabalho. Segundo ela, o resultado superou as expectativas: “No primeiro momento parecia que não havia tanto lixo na rua, mas foram sacos e sacos retirados ao longo do caminho”, disse.

O número de bitucas de cigarro recolhidas pelas ruas chamou a atenção. Isso mostra, segundo Natália, que a população precisa se conscientizar em relação ao descarte desse material, um dos principais causadores de queimadas.

A servidora Fabiana Gatti resolveu levar ao evento o marido Cláudio e a filha Luiza, de 5 aninhos. “Eu, meu marido e minha filha nos engajamos nesta campanha porque precisamos não apenas deixar um planeta mais limpo e sustentável para as próximas gerações, mas principalmente porque é preciso deixar gerações melhores para o planeta”, disse.

A aluna de Gestão Ambiental do IFMT e estagiária do Tribunal Tayane Moraes falou sobre a experiência e oportunidade da qual participou. “Foi minha primeira vez de muitas que virão, uma experiência única que recebi através da Seção de Gestão Socioambiental. Foi gratificante participar dessa ação de limpeza junto aos servidores e familiares. Agradeço a minha chefe, Natália Pansonato, e ao parceiro Jean Peliciari, da Teoria Verde, pelo convite” disse.

A servidora Isadora Cardoso destacou a importância do evento, que ocorre mundialmente e atrai a atenção de um número significativo de pessoas para a preservação ambiental. “É preciso ter respeito significativo pelo trabalho dos garis nas ruas de nossa cidade e também pelos pedestres que, ao caminharem pelas calçadas, podem se machucar tropeçando em objetos cortantes” disse.

Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. A ação, que foi realizado em mais de 150 países, inclusive no Brasil. O TRT de Mato Grosso coordenou os trabalhos do posto 2, no trecho entre o Shopping Pantanal e o Hospital do Câncer.

Segundo o Teoria Verde, organizador da ação no Brasil, participaram do evento aproximadamente 300 mil voluntários em 1200 cidades do país. Aproximadamente 15 toneladas de lixo foram recolhidas em Cuiabá e Várzea Grande. Já no pantanal, os voluntários recolheram o dobro, cerca de 30 toneladas.

Doação de mudas 

Durante a mobilização, houve também a doação de mudas frutíferas e ornamentais. Segundo a servidora Isadora Cardoso, que fez a sugestão, o Viveiro Verde te Quero Verde ofereceu 100 mudas de espécies frutíferas, entre elas Acerola, Pitanga, Flamboyant, Pata de Elefante, Suculentas, Manjericão, entre outras. “A doação teve o objetivo de contribuir para ampliar o verde de nossa cidade e servir de recompensa aos voluntários pelo trabalho realizado”, relatou Isadora.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *