Cidade tem aumento de mais de 500% nos casos de dengue

O número de casos de dengue confirmados em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, aumentou significativamente neste ano. Mais de 200 casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Até a metade deste ano foram confirmados 227 casos de dengue. Já em 2018 foram 37 casos confirmados, o que representa um aumento de mais de 500% ainda na metade do ano.

Para tentar conter o avanço da dengue e outras doenças causadas pelo mesmo mosquito, a prefeitura está elaborando um plano de contingência para as doenças, como febre chikungunya e zika que, apesar de terem caído os registros, estão inseridas no projeto.

O plano de contingência que visa o combate às endemias vai passar por análise do Conselho Municipal e Escritório Regional de Saúde e depois será encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde. Aprovado, o projeto retorna à prefeitura para ser implementado.

Dificuldades

Sônia Maria Nunes de Oliveira, agente de combate endemias, afirmou que a maior dificuldade dos profissionais é a resistência dos moradores em atender os agentes e abrir as residências. “Todos os dias a gente enfrenta essa dificuldade. Às vezes o morador está no celular e a criança chorando e não vem atender a gente”, disse.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, outro agravante é que muitas pessoas que apresentam os sintomas da doença, como febre, dores de cabeça, dores no corpo e nas articulações, não procuram as unidades de saúde para a notificação dos casos. Isso significa que os casos podem ser mais que os já registrados e confirmados.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número de casos confirmados no estado neste ano entre 1º de janeiro e 14 de setembro teve aumento de mais de 6.600 casos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *