Sembo estimula adesão do “Motorista da Rodada”

Interação, bom humor e informação fizeram parte da noite dos motoristas que passaram pela região da Praça Popular, na quarta-feira (25). Em conjunto com o grupo de teatro Cena Onze, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizaram blitz educativa que encerrou a Semana Nacional do Trânsito. Durante a ação foram abordadas cerca de 400 pessoas.

De acordo com o titular da Pasta, Antenor Figueiredo, o principal objetivo da ação foi reforçar a ideia do “Amigo da Rodada”, ou seja, aquele escolhido pelo grupo para não beber e levar os demais em segurança para casa.

Na última quinta-feira (19), os profissionais realizaram trabalho semelhante na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), alertando sobre os riscos da utilização de celular no trânsito.

Ambas as iniciativas também contaram com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). “Isso nos ajuda a apontar o erro dos motoristas de um jeito mais descontraído, mostrando que temos que rever nossos conceitos no trânsito, que não podemos brincar com a vida”, diz o secretário.

Ao longo dos últimos dias, os agentes realizaram ainda palestras em empresas e unidades educacionais. Além disso, na segunda-feira (23), foi realizado o 1º Workshop da Semob, que reuniu especialistas de Cuiabá e de outras cidades do Brasil para discutir soluções para o setor.

Antenor reforça que este trabalho é realizado durante todo o ano, mas ganha reforço nesta data. “Em todos esses trabalhos, nosso objetivo principal é discutir e promover ações que tragam mais segurança aos cidadãos, ou seja, maneiras para fomentar uma cultura de paz no trânsito. Cuiabá tem avançado neste sentido, mas ainda temos o que melhorar muito. Para isso, nada melhor que a troca de conhecimento”, finaliza o secretário.

O que diz a lei

Se o condutor for flagrado no teste do etilômetro com índice de alcoolemia entre 0,04 mg/l e 0,33 mg/l, será enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito e terá a carteira de habilitação apreendida, podendo ter o veículo apreendido, caso não apresente um condutor habilitado, além da multa. Se o índice for igual ou superior a 0,34 mg/l, o condutor poderá ser preso, com enquadramento pelo Código de Trânsito.

Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito acontece em todo o Brasil e foi criada para conscientizar os condutores de veículos e pedestres sobre a segurança no tráfego e os índices alarmantes de mortes e sequelas provocadas por acidentes. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”.

O encerramento da ação aconteceu no dia 25, quando é celebrado o Dia Nacional do Trânsito. O mês de setembro foi escolhido porque foi neste período que ocorreu a promulgação da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997. A lei aumentou o rigor nas fiscalizações e substituiu a legislação antiga, de 1966.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *