Hospital Estadual promove mutirão de cirurgias

O Hospital Estadual Santa Casa realizará, nesta sexta-feira e sábado (27 e 28.09), mais uma edição do mutirão de cirurgias. Desta vez, o público-alvo são crianças de 1 a 14 anos que serão submetidas a procedimento cirúrgico de fimose e hérnia. O objetivo é reduzir a quantidade de pacientes na lista de espera do sistema de regulação desde 2018 e pacientes da antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

“A atual gestão da Secretaria de Estado de Saúde está absolutamente empenhada na realização dos mutirões no Hospital Estadual Santa Casa. A unidade atende não apenas aos cidadãos da Baixada Cuiabana, mas de todo o Estado, e trabalha na melhora do atendimento aos pacientes que já esperam há anos por um procedimento”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Para otimizar o fluxo, a direção da unidade organizou os trabalhos em duas etapas. Parte delas já tem início nesta quinta-feira (26), com a chegada de 10 crianças que serão internadas para passar pela cirurgia na sexta-feira. No sábado, a equipe médica dará sequência aos trabalhos e realizará a cirurgia das outras 30 crianças, totalizando 40 operações.

“A direção do hospital está atenta às demandas por cirurgias eletivas e nosso principal objetivo na realização deste mutirão é diminuir, consideravelmente, o tempo de espera dos pacientes que estão aguardando por cirurgia na lista de regulação”, acrescentou a diretora do hospital, Danielle Carmona.

Os pacientes que serão submetidos aos procedimentos cirúrgicos são dos municípios de Barra do Bugres, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Poconé, Santo Antônio do Leveger, Tapurah e Várzea Grande.

Cirurgias adultas

Além das cirurgias pediátricas, a equipe do hospital atenderá, no sábado (28), mais 60 pacientes adultos, que passarão por consultas para avaliar as condições de saúde para realização das cirurgias gerais. Os pacientes que estiverem aptos, receberão o encaminhamento para as cirurgias durante toda a semana. A direção da unidade espera receber uma média de 80 pacientes.

A realização dos procedimentos cirúrgicos faz parte do plano estratégico de atendimentos do hospital. A oferta desses serviços tem o objetivo de reduzir substancialmente a fila de espera de todos que aguardam por procedimentos cirúrgicos.

O novo hospital presta atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde, via Central de Regulação, nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirurgias pediátricas e cirurgia geral.

O hospital possui em seu quadro de servidores uma equipe de 255 pessoas, distribuídas nas áreas administrativa, de enfermagem, fisioterapia, nutrição clínica, maqueiros, psicologia e assistência social.

Serviço

O Hospital Estadual Santa Casa fica localizado na Rua Clóvis Hugueney, número 141, no bairro Dom Aquino, próximo à Praça do Seminário.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *