Situação dos migrantes é tema discutido em reunião

A situação dos migrantes em Mato Grosso foi uma das pautas da quarta reunião ordinária 2019 da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social (CIB/SUAS-MT) promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT). O encontro foi realizado nesta quinta-feira (26.09) e reuniu gestores e técnicos da assistência social dos 141 municípios mato-grossenses.

O assunto foi abordado pela superintendente de Serviços Sociassistênciais da Setasc, Cristina Saito, que destacou a preocupação dos casos registrados no Estado e em todo o País. A secretaria adjunta de Assistência Social em substituição legal, Leicy Vitório, disse que o Estado, em trabalho conjunto com os representantes municipais, irá elaborar uma estratégia técnica para resolver o impasse dos migrantes.

Na abertura do evento, a secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, pediu aos municípios empenho e cautela para sobrepor as dificuldades que assistência social enfrenta pela falta de recursos. “É um momento de transformação social e o Governo do Estado já anunciou que estamos na prioridade da gestão, principalmente devido ao apoio da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes”.

Ela repassou os pontos abordados durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), entre gestores municipais, dos estados e do governo federal, realizada no dia 18 de setembro, em Brasília.

“Falamos das necessidades que os municípios passam. Solicitamos recursos para a reforma dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) e da construção de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) em municípios onde ainda não há unidades”.

CIB

Coordenada pela Setasc, a CIB é uma instância do Sistema Único da Assistência Social que tem como missão negociar, buscar consenso entre estado e municípios e pactuar as decisões em prol do desenvolvimento da política de assistência social em âmbito estadual.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *