Câncer de mama faz 100 vítimas; faça o autoexame

Só em 2019, 102 mulheres morreram com câncer de mama em Mato Grosso. Até outubro, 121 pessoas foram diagnosticadas com a doença no Estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Estatísticas que, segundo o mastologista da Oncomed, Dr. Aguiar Farina, poderiam

ser amenizadas com o diagnóstico precoce.

“Infelizmente, a gente não consegue evitar que um tumor aparece na mama de uma mulher, mas a gente pode, quando aparece, perceber quando ele está pequeno. Isto é muito importante hoje no mundo. Quantas mulheres sobrevivem se fizerem o autoexame? Muitas sobrevivem”, explica.

Em entrevista ao Mato Grosso Mais, ele ressaltou que o tipo de orientação em países mais desenvolvidos, como a Holanda, colabora para que o problema seja descoberto em fases iniciais, diferente do Brasil, onde o câncer é diagnosticado em

fases mais agressivas.

“No Brasil, infelizmente, a maioria das mulheres que nos procuram já tem um tumor grande, no SUS [Sistema Único de Saúde] principalmente a maioria, mais de 50% que procuram um médico já tem um tumor grande. Isso impacta na possibilidade dela sobreviver a essa doença”, complementa.

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem a partir dos 40 anos de idade. Contudo, o especialista destaca a importância do acompanhamento médico em qualquer idade.

Dr. Aguiar Farina

“Quando a mulher deve ir ao médico? Quando ela sentir que tem um caroço na mama em qualquer idade. A mulher não sente nada, mas precisa ir ao médico para realizar o rastreamento e exames de rotina”, pontua.

Contudo, o mastologista destaca ainda a importância das novas mídias para ampliar a discussão sobre o tema e sobre a conscientização.

“Com o desenvolvimento das mídias sociais, as informações chegam muito mais rápido, então são muito mais eficaz né? A difusão da informação está mais eficaz do que antigamente. Acredito que hoje as mulheres estão mais informadas sobre esse problema do que há 10, 15 anos atrás, com certeza”, finaliza.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *