Museu de História Natural é reaberto ao público

“Quem não valoriza o passado e o presente não constrói bases solidas para o futuro”. Com essa frase, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, resumiu a solenidade de reinauguração do Museu de História Natural Casa Dom Aquino, na manhã desta segunda-feira (07).

Após alguns meses fechado para visitação, o Museu Casa Dom Aquino reabre as portas com importantes mudanças, tanto na parte estrutural da edificação quanto no acervo, que agora conta com uma nova ala da exposição permanente e uma reserva técnica novinha.

Entre as mudanças estruturais, destaque para reparos e substituição parcial do telhado, esquadrias, substituição de toda a parte elétrica e banheiros com acessibilidade. Sobre o acervo, à exposição permanente do Museu soma-se a ala de mascaras sagradas dos povos waurá e uma reserva técnica que segue os padrões internacionais de museologia.

A reinauguração contou ainda com uma exibição de dança do povo waurá, apresentado à sociedade, por assim dizer, as máscaras sagradas que agora fazem parte da exposição permanente da Casa Dom Aquino.

De portas abertas novamente, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino está acessível à visitação de terça-feira a sábado, sempre das 8h às 18h. Domingos das 8h ao meio dia. “A apreciação das máscaras sagradas do povo waurá é um grande privilégio. Colocamos Mato Grosso no mapa turístico etnológico”, completa Hirooka.

Museus de Mato Grosso

Após aproximadamente três anos de portas fechadas, os museus sob a responsabilidade do Governo de Mato Grosso, em dez meses de gestão Mauro Mendes, já estão quase todos em pleno funcionamento, recebendo visitantes diariamente.

“A Casa Dom Aquino já é o terceiro museu que reestruturamos, em 2019. Começamos com o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, no início do ano, depois reorganizamos o Museu Residência dos Governadores e agora estamos aqui na Casa Dom Aquino. Isso sem contar as três exposições que a Galeria de Artes Lava Pés já recebeu em 2019. Vejo como muito importante essa valorização da nossa história e da nossa cultura”, comemora o governador Mauro Mendes.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Allan Kardec, reaberturas, reestruturações e programações dos museus do Estado fazem parte de um cronograma seguido à risca.

Com um amplo acervo distribuído entre a exposição aberta ao público e itens salvaguardados cuidadosamente na Reserva Técnica, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino é gerenciado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso e tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ministério da Cultura, Grupo Terna e as Usinas Hidrelétricas (UHE) Sinop e São Manoel.

Serviço

Casa Dom Aquino reinaugura com nova ala de máscaras indígenas waurá

Horário de funcionamento:  de terça-feira a sábado, das 8h às 18h, domingo das 8h às 12h

Endereço: O Museu Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT).

Informações: (65) 3634-4858 ou (65) 99316-3301

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *