Desocupação deve ser finalizada até quinta

Delegado da Polícia Federal (PF), Marcos D’Angelo, afirmou que o processo que desocupação do garimpode  extração de ouro irregular, de Aripuanã (a 976 km de Cuiabá) deve ser finalizada até quinta-feira (10). Segundo ele, agentes da PF trabalham na destruição dos bens que ocupam a área.

“Iniciou-se na data de hoje, o processo de destruição de maquinário e implosão das cavas. Nós não temos prazo para encerrar essa atividade mas acreditamos que mais tarda demais de amanhã a área esteja liberada e a ordem judicial esteja totalmente cumprida”, explicou durante entrevista exibida em reportagem do Jornal Hoje nesta terça-feira (10).

Representantes do garimpeiros dizem que eles querem conversar com as polícias Federal e Civil para chegar a um acordo.

Eles entendem que o garimpo é ilegal e buscam regulamentar o trabalho para que possam continua a trabalhar na extração de ouro.

Em clima de tensão na cidade, a classe se reuniu no centro da cidade na manhã desta terça, fechando umas das avenidas principais do município. Eles revindicam um acordo para retirar equipamentos que ficaram no local.

A expectativa é que após o fim da operação, um estudo seja realizado para analisar os danos causados ao meio ambiente.

Operação Trype 

A Polícia Federal desencadeou  na madrugada dessa segunda-feira (07) a  2ª  fase da Operação Trype. Essa  etapa tem  objetivo de cessar as atividades de um  grande garimpo de ouro ilegal no município. A ação conta com apoio do Bope.

De acordo com as investigações, além  do  impacto ambiental  na região,  o garimpo ilegal  estaria causando  grande devastação social  no município com aumento do índice de homicídios, tráfico de drogas, prostituição etc.

Houve confronto e um garimpeiro morreu. Ele tentou atirar em um policial e acabou sendo baleado. O homem foi socorrido, mas morreu no hospital.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *