Garimpeiros protestam contra desocupação e operação da PF

Após serem expulsos de uma área ocupada ilegalmente para extração de ouro, mais de dois mil garimpeiros fecharam uma rua no Centro de Aripuanã (1.200 km de Cuiabá), desde segunda-feira (07), em protesto contra a Operação Trype da  Polícia Federal (PF).

Segundo informações, o presidente do Sindicato dos Garimpeiros, Antônio Vieira da Silva, exige um representante da PF e outro da Mineradora Nexa, para fazer um acordo pacifico, para retirada de objetos pessoais e dos maquinários do local interditado.

“Nosso objetivo é trancar o Centro da cidade, porque a gente quer conversar com o representante da Nexa e da Polícia Federal. Alguém tem que falar com a gente”, disse o presidente.

O clima é de tensão na cidade, a população está com medo e o comércio está fechado. Uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foi acionada e compareceu na manifestação para reabrir a rua.

“Já aconteceram mortes, o nosso maquinário está lá dentro, nós estamos a Deus dará aqui. Vamos fazer esse manifesto pacificamente com mais de 2 mil garimpeiros”, declarou Antônio.

Ninguém sabe o que pode acontecer, com a intervenção policial e reação dos garimpeiros. Os manifestantes já fecharam a rua novamente, a PM mandou reforço e até um helicóptero Águia, que desceu no meio da cidade.

“Estamos sem lugar para dormir, sem lugar para comer e sem dinheiro. Queremos então representantes da Polícia Federal e da Nexa, se eles não vierem, não vamos liberar o Centro da cidade”, finalizou Vieira.

Morte de garimpeiro

A equipe do Bope reagiu a disparos de espingarda e atingiu um garimpeiro com dois tiros na região do tórax, durante a Operação Trype, desencadeada de forma conjunta entre a PF, com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o Ibama e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

De acordo com as informações, os policiais do Bope foram os primeiros e entrar na área do garimpo, atendendo ao cumprimento de uma ordem judicial que determina intervenção na área de garimpo ilegal, localizado na Serra de Santo Expedito.

Operação Trype 

A Polícia Federal desencadeou na madrugada dessa segunda-feira (07) a  2ª  fase da Operação Trype. Essa  etapa tem  objetivo de cessar as atividades de um  grande garimpo de ouro ilegal no município de Aripuanã.

De acordo com as investigações, além  do  impacto ambiental  na região,  o garimpo ilegal  estaria causando  grande devastação social  no município com aumento do índice de homicídios, tráfico de drogas, prostituição etc.

Veja fotos:

Veja vídeo:

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *