Patrulha Rural é pioneira e destaque nacional em segurança

A Polícia Militar de Mato Grosso foi convidada para participar do 2º Painel sobre Segurança Rural, realizado nos dias 02 e 03 de outubro, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis e da 14ª Companhia Independente de Força Tática, tenente-coronel Gleber Cândido Moreno representou a PMMT no evento voltado para o debate de ações de patrulhamento rural.

O painel reuniu especialistas das Policiais Militares de 14 Estados e do Distrito Federal.  A Patrulha Rural desenvolvida pela PMMT foi um dos destaques do encontro, já que o estado é o pioneiro em realizar ações de policiamento exclusivas para o campo.

Na ocasião, o tenente-coronel Gleber Cândido apresentou aos participantes como a Polícia Militar reduziu os índices de criminalidade na zona rural e quais ações preventivas e ostensivas são realizadas pelos policiais do patrulhamento específico, iniciadas em 2014 e aprimorada de forma mais específica no ano de 2017 por meio do 4º Comando Regional em Rondonópolis.

“O nosso patrulhamento rural chamou a atenção da CNA, devido à queda dos índices de criminalidade, mesmo não tendo as tecnologias digitais, nosso serviço vem se destacando. Na troca de experiencia de boas práticas que tive lá, nós vamos melhorar mais ainda”, explicou o tenente-coronel.

Tenente-coronel Cândido diz que além de mostrar as ações já realizadas pela PM, foi possível conhecer novas tecnologias e trocar experiências com outros estados para aprimorar ainda mais o policiamento no campo.

“A ideia é apresentar ao nosso comandante essas novidades de aprimoramento para expandir essas ações. Agora vamos em busca de parcerias junto as associações agropecuárias, sindicatos rurais para modernizar nosso patrulhamento com GPS, drone, aplicativos e outras alternativas”, destacou Cândido.

O 4º CR monitora atualmente 328 propriedades rurais, todas cadastradas com vias de acesso facilitadas e contatos por meio de telefone celular e redes de relacionamento, o que ajuda a realizar ações preventivas e promove uma maior sensação de segurança aos produtores rurais do estado.

Patrulhamento Rural em Rondonópolis. Foto: PMMT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *