Escola aposta em biblioteca digital para ampliar leitores

A Escola Estadual Frei Carlos Valete, localizada no município de Poconé (a 104 quilômetros ao sul da Capital) tem muito o comemorar no Dia da Leitura, celebrado neste sábado, 12 de outubro.

A equipe gestora aposta em ambiente digital de aprendizagem e transforma a rotina do projeto Biblioteca Integradora. Desde abril deste ano, os mais de 200 livros literários da biblioteca física foram digitalizados e estão à disposição dos mais de 500 alunos.

O Projeto Videoteca Digital está disponível nos 16 computadores do laboratório de informática da unidade escolar, através do programa Biblioteca Digital e também nos celulares de alunos e professores.

Segundo o técnico da biblioteca integradora, Douglas Cabral da Cruz, os alunos podem acessar também do celular. Dentro da biblioteca tem um wi-fi para que os estudantes possam entrar no aplicativo. “Alunos e professores podem baixar o livro que ele escolher, deixar armazenado e ler a qualquer momento”, destaca.

Para a diretora Maria Conceição de Campos Cunha, o projeto fez com que os alunos se interessassem mais pela leitura, pois também ampliou o espaço para a apreciação dos livros.

“Trata-se de um projeto pioneiro e simples na implementação de trabalhos que fortalecem ainda mais a biblioteca integradora. Através do computador ou celular, os alunos têm acesso ao nosso acervo digitalizado. E com isso, mais alunos estão lendo mais livros. Isso tudo é um excelente resultado da biblioteca integradora”, resume.

A diretora explica que a ideia nasceu da necessidade de otimizar a leitura num trabalho conjunto com as aulas de informática. A partir da digitalização, os alunos têm acesso a internet e também aos livros. “O resultado não poderia ser melhor”, comemora.

Digitalização

Douglas Cabral, por sua vez, utilizou os equipamentos disponíveis no laboratório de informática e conseguiu realizar a digitalização. Assim que os livros foram digitalizados, o técnico levou os alunos até a biblioteca e explanou passo a passo como funciona o acesso aos livros.

Para que os alunos não tivessem problemas no acesso pelo celular, foi disponibilizado uma banda larga com acesso exclusivo no espaço da biblioteca integradora.

A EE Frei Carlos Valete tem cerca de 540 alunos matriculados no ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *