‘CPI do Paletó’ vai ouvir novamente Silval Barbosa e Silvio César Correa

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB),  definiu realizar nova oitiva do ex-governador Silval Barbosa e seu ex-chefe de gabinete, Silvio César Correa, também serão ouvidos o ex-secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Alan Zanata, e o servidor Valdecir Cardoso de Almeida.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (14), durante a primeira reunião da comissão após o reinício dos trabalhos da CPI do Paletó, agora sob nova formação, as datas para a oitiva ainda não foram definidas.

Os nomes dos quatro primeiros depoentes foram apresentados pelo vereador Marcelo Bussiki (PSB), para apreciação, pois, constam no requerimento do pedido de abertura de CPI. Por essa razão, segundo o vereador, não haveria motivos para protelar tal apreciação.

Apesar disso, o vereador Toninho de Souza (PSD) questionou a proposição, sob a alegação de que precisava de conhecimento prévio de todos os documentos físicos da CPI para votar tal pedido.

No entanto, Bussiki relembrou que ele já estava em posse dos documentos digitais desde a última semana e reforçou a necessidade da deliberação, uma vez que a proposta já era de conhecimento dos vereadores.

“Quando os nove vereadores assinaram o pedido de CPI, já constava a importância desses quatro depoentes para o esclarecimento do fato. Ou seja, já era de conhecimento prévio.  Ninguém pode alegar desconhecimento, especialmente quem se propôs a entrar em uma CPI. Os vereadores Toninho e Joelson não foram pegos a laço. Se vieram para investigar, vamos investigar”, disse Bussiki.

Silval Barbosa deverá ser ouvido em razão do vídeo, anexado em sua delação premiada formalizada junto à Procuradoria Geral da República (PGR), em que Emanuel Pinheiro aparece recebendo dinheiro vivo entre os anos de 2012 e 2013. O dinheiro seria propina para que ele apoiasse os projetos do Executivo na época em que era deputado estadual.

Já Silvio César Corrêa foi o responsável por gravar o prefeito Emanuel Pinheiro recebendo maços de dinheiro e os colocando no paletó, enquanto o servidor Valdecir Cardoso de Almeida foi o responsável por instalar a câmera usada para a gravação.

O ex-secretário Allan Zanata, por sua vez, será convocado, pois, foi o responsável por gravar um áudio junto a Silvio Corrêa, cujo conteúdo supostamente colocaria em risco a delação do ex-governador Silval e, por consequência, o vídeo em que Emanuel Pinheiro é flagrado.

O áudio foi encontrado na casa de Emanuel Pinheiro durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão durante a Operação Malebolge.

Apesar da deliberação das oitivas, não foram definidas as datas para que elas ocorram, uma vez que foi concedido o prazo de 10 dias de vista do processo ao vereador Toninho de Souza, para que ele possa analisar os documentos produzidos pela comissão de trabalho da CPI anterior.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *