Reinier troca briga com a CBF por brilho pelo Flamengo

O Flamengo brigou, Jorge Jesus insistiu, e Reinier retribuiu com o gol da vitória que manteve a larga vantagem de oito pontos no topo da tabela do Brasileirão.

A cabeçada do jovem de 17 anos no ângulo direito de Felipe Alves, aos 43 minutos do segundo tempo, foi tão decisiva quanto emblemática na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza na noite de quarta-feira, no Castelão. Soou aos ouvidos rubro-negros como um “valeu a pena” por todo cabo de guerra de semanas com a CBF.

Nos braços do povo: Reinier vai para galera de Fortaleza — Foto: LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Nos braços do povo: Reinier vai para galera de Fortaleza — Foto: LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Antes de falar dos altos e baixos de Reinier na partida pela 26ª rodada do Brasileirão, é preciso contextualizar as idas e vindas que colocaram o Flamengo em rota de colisão com a entidade máxima do futebol brasileiro.

Desde a convocação para o Mundial Sub-17, em 20 de setembro, as partes divergiram, fizeram acordo, voltaram a não falar a mesma língua, até que o STJD precisou entrar em ação para garantir a escalação da joia rubro-negra.

– Ficou provado que foi uma decisão acertada, ele fez a diferença no resultado. Isso mostra que todas as atitudes da diretoria foram certas. Temos jogadores lesionados, suspensos, e ele foi importante – resumiu Jorge Jesus.

“Todas as atitudes” citadas pelo Mister passam pela recusa na liberação inicial após convocação de Gabigol e Rodrigo Caio para Seleção de Tite e chegam na permanência de Reinier no elenco após o jogo com o Athletico-PR. Neste período, Flamengo e CBF combinaram a apresentação do jovem para o Mundial na última segunda-feira, o que não aconteceu.

Reinier contra o Fortaleza

  • Finalizações: 3
  • Finalizações para fora: 2
  • Cabeceios: 2
  • Passes: 15
  • Passes certos: 13
  • Faltas cometidas: 1
  • Desarmes/Roubadas: 2

Alegando necessidade por conta da lesão de Arrascaeta e das suspensões de Bruno Henrique e Éverton Ribeiro, o Flamengo enviou ofício solicitando a liberação do meia-atacante até o dia 21 (próxima segunda-feira). A entidade sequer respondeu e convocou o gremista Pedro Lucas para o lugar do rubro-negro.

Reinier chuta no fim do primeiro tempo e desperdiça boa chance — Foto: Pedro Martins / Azeite Royal
Reinier chuta no fim do primeiro tempo e desperdiça boa chance — Foto: Pedro Martins / Azeite Royal

O imbróglio resultou na desconvocação de Reinier, avalizada pelo STJD, que permitiu sua participação na partida com o Fortaleza. Sacrifício recompensado nos minutos finais de uma atuação oscilante de um garoto que está acostumado a se sentir iluminado.

Não foram poucas as vezes na base em que Reinier trocou a intensidade pelo brilho pontual e decisivo. Foi o que se viu no Ceará. O camisa 19 tinha noite apagada individualmente em uma já discreta exibição coletiva do Flamengo. A bronca de dez dias atrás, no entanto, se transformou em incentivo de Jorge Jesus, que não desistiu da joia.

Reinier:"Os maiores decidiram que eu não tinha que ir, fiquei no Flamengo, tô feliz"
Reinier:”Os maiores decidiram que eu não tinha que ir, fiquei no Flamengo, tô feliz”

Escalado pelo centro de ataque com Gabriel, Reinier foi deslocado pelo Mister para os dois lados do campo para buscar seu espaço no setor ofensivo. Encontrou entre as linhas defensivas do Fortaleza, quase na marca do pênalti, já aos 43 do segundo tempo, como explicou Jorge Jesus:

– Fui jogando com ele em várias posições, fui vendo onde poderia se encaixar melhor para o que queríamos. Ele fez três posições e era importante sentir onde iria encaixar. Ele já me entende com sinais, o que eu penso para ele. E após o 1 a 1 já estava onde queria. É um menino intenso, ao contrário de outros jovens desta idade. Joga 90 minutos sempre numa intensidade alta e foi bom tê-lo.

Elogios de quem teve papel determinante na manutenção do garoto que já fez três gols em sete jogos como profissional.

Entre gritos com pedidos de fotos e perguntas de repórteres, Reinier falou sobre a semana atribulada e a troca de uma Copa do Mundo para garotos da idade pelo papel de herói do líder do Brasileirão:

– Passa um filme na cabeça, né? Venho na Seleção desde o Sub-15 e o Mundial é uma competição muito importante. Por razões maiores, não vou poder ajudar meu país. Mas estou muito feliz aqui no Flamengo, que é minha casa, o clube que eu amo.

Com Reinier à disposição, o Flamengo volta a jogar domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã, contra o Fluminense, pela 27ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro lidera a competição com 61 pontos, oito a mais que o segundo colocado Palmeiras.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *