MPE abre inquérito contra ex-deputados por aluguel de carros

Três ex-deputados são alvos de um Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público Estadual (MPE-MT), para que devolvam à Assembleia Legislativa, o montante que a Casa de Leis gastou no período que os ex-parlamentares usufruíram irregularmente dos veículos alugados para uso nas atividades dos cargos que ocupavam.

De acordo com o promotor de Justiça, Arnaldo Justino da Silva, da 9ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, apenas cinco ex-deputados ressarciram a AL com o pagamento dos valores referentes ao período que cada um permaneceu em posse dos automóveis.

São eles: Romoaldo Júnior, Wager Ramos, Pedro Satélite, Saturnino Massom e Allan Kardec.

Já os alvos da denúncia, Mauro Savi, Adalto de Freitas, o Daltinho, e Gilmar Fabris ainda não devolveram o valor que devem aos cofres da AL.

De acordo com o documento, eles causaram dano ao erário no valor respectivo de 19.053,51, R$ 2.394,26 e R$ 12.884,65.

“O não ressarcimento dos danos por si só demonstra o dolo genérico de se beneficiar indevidamente da verba pública, o que caracteriza, em tese, ato de improbidade administrativa previsto no art. 10 da Lei 8.429/92, razão pela qual resolvo, nos termos da Resolução nº 052/2018-CSMP, instaurar Inquérito Civil Público em face de Mauro Savi, Wagner Ramos e Gilmar Fabris para a completa elucidação dos fatos.”, diz trecho do documento.

O promotor deu o prazo de 10 dias para que ALMT encaminhe para a promotoria cópias dos comprovantes de pagamentos dos valores de locação dos veículos utilizados indevidamente pelos requeridos.

Justino da Silva também determinou que os ex-deputados alvos do processo, apresentem em 10 dias o comprovante de pagamento dos valores que devem, sob pena do ajuizamento de ação civil pública por ato de improbidade administrativa cumulada com ressarcimento de dano ao erário.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *