Evento celebra o Dia da Mulher Policial

Na próxima terça-feira (29.10), às 14h, no auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, a Polícia Militar de Mato Grosso celebrará o Dia da Mulher Polícia Militar, data instituída pela Lei Estadual 9.432, de 04 de agosto de 2010.

O dia faz referência ao 1º Pelotão Feminino, criado pelo decreto 273, de 20 de outubro de 1983. Nesse ano, as ações de segurança desenvolvidas pela Polícia Militar em Mato Grosso começaram a contar com a presença da mulher.

Trinta e seis anos depois do ingresso do primeiro grupo, formado por 22 policiais, a PM dispõe de 630 mulheres, entre oficiais e praças. Além de atuar no policiamento das ruas, no enfrentamento à criminalidade, a mulher ocupa cargos de comando na PMMT, de coordenação e de assessoramento.

Exemplos: O 11º Comando Regional da PM, com sede em Primavera do Leste (a 231 km de Cuiabá), responsável pela segurança em cinco municípios e três distritos, está sob o comando da coronel Francyanne Siqueira Chaves. O 5º Comando Regional, sediado em Barra do Garças (509 km), tem como subcomandante a tenente-coronel Andréia Vital Costa.

No evento de terça-feira serão ministradas palestras pela tenente-coronel Diva Maria de Oliveira Mainardi e o tenente-coronel Carlos Evane, ambos da PMMT, abordando temas como ‘Empoderamento Feminino’, ‘Mulher Policial Militar, sua História em Mato Grosso’.

Logo depois, em reconhecimento à contribuição nas ações da Segurança Pública, 10 policiais receberão o prêmio ‘2º Sargento PM Antônia Macaúba da Costa’. Esse prêmio foi criado há três anos e prevê a premiação anual de 10 policiais.

Entre as presenças confirmadas no evento estão da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, o comandante-geral, coronel Jonildo José de Assis, entre outras autoridades.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *