Gefron faz patrulhamento em 900 km de fronteira

Mato Grosso possuí cerca de 900 km de faixa de fronteira com a Bolívia.

O patrulhamento policial nesta região é de responsabilidade do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), que atua no combate aos crimes de tráfico de drogas, roubo e furto de veículos, entre outros.

Ao Mato Grosso Mais, o novo  comandante da unidade, tenente-coronel Fábio Ricas de Araújo, de 36 anos, que assumiu a missão recentemente, disse que além do patrulhamento terrestre, o grupamento também combate a criminalidade com rondas fluviais.

Se for o caso, o Gefron também conta com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em ocorrências que demandarem o uso de aeronaves.

“Nosso núcleo de inteligência atua integrado tanto com o da Polícia Federal, Polícia Civil, levantando informações, rotas e transporte de drogas. Existe um vínculo de confiança entre a inteligência do Gefron com as demais instituições na região”, disse.

Os militares do Gefron são divididos em equipes, com efetivo de 50 a 60 policiais por jornada de 7 dias por semana.

“Todas as instituições sofrem com ausência de efetivo, mas para superar essas deficiências da problemática de efetivo, nós dividimos as equipes e chegamos a trabalhar com 50 a 60 policiais por jornada”, explicou.

Os profissionais atuam em diversos tipos de ocorrências no dia a dia. As mais frequentes são a de pessoas que tentam levar veículos roubados ou furtados para o país vizinho ou que tentam atravessar com entorpecentes.

“Existem pessoas ali da região que são captadas para fazer o transporte de droga da Bolívia até um certo local já em território brasileiro. Nos já temos mapeado as principais rotas vicinais e na medida do possível a gente realiza patrulhamento nessas rotas alternativas”, finalizou

Veja o vídeo

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *