Mais de 88 mil candidatos participam do Enem em MT

Um total de 88.122 candidatos de Mato Grosso devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 neste domingo (3), de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova também vai acontecer no próximo domingo (10).

Neste primeiro dia, os candidatos devem responder a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e suas tecnologias e escrever a redação, durante as 5 horas e 30 minutos de duração do exame.

Os portões dos locais de provas para quem vai fazer o exame abrem às 11h (12h horário de Brasília) e fecham às 12h (13h no horário de Brasília). As provas iniciam às 12h30. A partir das 14h30 os alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões e às 17h30 os candidatos podem sair do local de provas, com o caderno de questões.

A edição deste ano tem 5.095.382 de inscritos em todo o país.

Em Mato Grosso são 52 mil candidatos do sexo feminino, o que corresponde a 60% dos inscritos. Já os candidatos masculinos são 35 mil, o que vale a 41% das pessoas que se inscreveram.

A maioria dos inscritos tem idades entre 21 a 30 anos: são 22 mil candidatos inscritos (25%). Em seguida, a maior parte de candidatos tem 17 e 16 anos: são 16 mil e 14 mil, respectivamente, o que corresponde a 18,4% e 15,9% do total.

Os idosos, com 60 anos ou mais, são em menor número: apenas 159 inscritos no exame.

A cidade com o maior número de inscritos é Cuiabá: 24.851 (28,2%). Em seguida, Rondonópolis, com 8.416 inscritos (9,6%), Sinop, com 5.829 (6,6%) e Várzea Grande, com 7.803 inscritos (8,9% do total).

O que pode levar para a prova do Enem 2019?

Há dois itens OBRIGATÓRIOS para que o candidato possa fazer a prova, e uma lista de objetos que são permitidos, dependendo de uma série de situações. Veja abaixo quais são:

OBRIGATÓRIO: A caneta deve ser esferográfica, a cor da caneta deve ser preta, fabricada em material transparente.

OBRIGATÓRIO: O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).

Caso o documento tenha sido roubado ou furtado antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial.Candidatos que apresentem documentos permitidos e originais, mas danificados ou com foto infantil, poderão fazer a prova, desde que se submetam a uma identificação especial.

Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame.

Artigos religiosos, como quipá, são permitidos, mas devem ser verificados por um funcionário.

O cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *