Programa Qualifica 300 prepara turma para o mercado de trabalho

Parece uma tarefa difícil, mas trabalhar com massas, além de divertido, pode tornar-se uma atividade bem lucrativa. Prova disso, são os alunos do curso de panificação oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio do programa Qualifica Cuiabá 300, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Gratidão foi a palavra que resumiu o sentimento de mais uma turma que teve a oportunidade de participar do curso profissionalizante na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Tijucal. Esta etapa da 2ª edição do programa ensinou desde o simples pão francês até as roscas mais elaboradas, com diferentes sabores e recheios. Entre as produções também estiveram as cucas doces e os pães de milho e o de hambúrguer.

Para a aluna Roseni de Oliveira, o principal ponto do curso de qualificação foi em relação ao processo de sovar a massa. Segundo ela, todo carinho e cuidado são fundamentais para que o resultado seja satisfatório. “Abrir e modelar realmente é um trabalho braçal. No entanto, é também uma forma especial de estar em contato direto com o alimento. A satisfação é ainda maior quando, depois de todo o esforço, chega o momento de saborear um produto totalmente artesanal”, reforçou.

A instrutora Patrícia Martucci, que ministra cursos há alguns anos pelo Senai, explica que, durante a qualificação, os alunos têm a oportunidade de aprender diversas técnicas que irão facilitar o dia a dia e ainda ajuda-los a alcançar uma renda extra no fim do mês. “É importante incentivar a troca de conhecimento e somar a teoria e prática. O aluno é orientado e motivado a experimentar. Além de colocar a mão na massa, ele precisa estudar todas as receitas para compreender cada ingrediente e da importância de que tudo deve ser pesado”.

Dona Terezinha Moreira, foi das que preferiram trocar a comodidade pela chance de aprender. Segundo contou, muito mais que apenas fazer uma receita de pão ou qualquer outro produto, o curso ensina como preparar a massa com consciência sobre o desperdício para um melhor aproveitamento dos alimentos.

“Eu estava muito acomodada, achando que já conhecia de tudo sobre cozinha. Com esse curso gratuito aprendi muita coisa nova. Quando aplicamos as técnicas novas conseguimos chegar a outros sabores nas receitas, respeitando cada passo da receita e as medidas. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira- dama Márcia Pinheiro pela rica oportunidade. Que Deus os abençoe e que continuem ajudando as pessoas que precisam”, declarou.

Os participantes dessa edição do Qualifica Cuiabá 300, além de qualificados para qualquer área do mercado, serão encaminhadas para vagas de emprego com empresas credenciadas e interessadas em contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda da Capital.

QUALIFICA

Essa é a 2ª edição do programa, que é idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. As atividades são todas realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro e essa segunda, que está em andamento, irá terminar no dia 18 de novembro.

3ª ETAPA

As inscrições para a 3ª etapa do Qualifica Cuiabá 300 já estão praticamente todas encerradas, com vagas apenas nos Cras dos bairros Planalto e Tijucal para os cursos de confeccionador de bolsas em tecido e salgadeiro. Os interessados devem comparecer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social da Prefeitura de Cuiabá. O início das aulas está previsto para o dia 20 de janeiro e término em 17 de março de 2020.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *