“Foi um susto” diz Emanuel após empresa desistir do HMC

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) comentou, na manhã desta quinta-feira (21), durante a entrega da nova Estação de Tratamento de Esgoto do Tijucal, a desistência repentina da empresa que venceu a licitação para atuar com os serviços de médicos anestesistas na urgência e emergência do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Ao prefeito, a empresa disse que não conseguiu profissionais. Segundo Emanuel, a situação já está normalizada.

“Ontem, o atendimento foi normal. Sem nenhum problema. Foi apenas um susto, agimos imediatamente porque fomos surpreendidos com a desistência da empresa “.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) chegou a anunciar a abertura de uma Sindicância para apurar a situação.

O HMC atuou com quadro completo em plena capacidade durante esta quarta-feira (20), o que proporcionou 89 atendimentos graves em menos de 12 horas de plantão. Dentre eles quatro cirurgias de alta complexidade.

O diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, Alexandre Beloto explicou que, embora o quadro tenha sido prejudicado no primeiro plantão do PS/HMC, não houve quaisquer prejuízos às pessoas que buscaram atendimentos na unidade.

Além da cedência dos anestesistas do antigo Pronto-Socorro, a Secretaria de Saúde autorizou a Empresa Cuiabana a fazer um estudo sobre a possibilidade de contratar empresas fora do estado para assumir o serviço de anestesia da Rede SUS Municipal.

CAPACIDADE INSTALADA

Com a última etapa, o HMC passa a ofertar para a população 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), 60 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 38 de Emergência, 06 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós-anestesia).

Além disso, conta com ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, parque tecnológicos com equipamentos de última geração, moderno centro de imagens e ainda farmácias satélites.

TRANSIÇÃO ANTIGO PS/HMC

Pensando na adaptação dos munícipes que estão acostumados a buscar os atendimentos no antigo Pronto Socorro há mais de 40 anos, o secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, explicou que nestes primeiros meses ainda haverá um pequeno posto de urgência na unidade hospitalar.

“O mote da gestão Emanuel Pinheiro é humanização. Então não poderíamos simplesmente não considerar que há 40 anos os cuiabanos buscavam os atendimentos no antigo PS. Por esta razão nesse primeiro mês ainda teremos um pequeno posto de urgência no local para aqueles que por algum motivo ainda se dirigirem ao PS. Esse paciente terá um primeiro acolhimento e depois será encaminhado para o HMC e aos poucos o espaço será fechado por etapas para ser reformado e transformado no HFAM – Hospital da Família, outro grande sonho do prefeito que será apresentado na próxima semana”, finalizou Pôssas. (Com assessoria)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *