Semob orienta quanto a poluentes em vans escolares

A Secretaria de Mobilidade Urbana começou a vistoriar vans escolares para medir emissão de poluentes em caráter educativo. A primeira etapa do serviço gratuito e não punitivo foi realizada na terça-feira (19), no pátio de vistorias da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Uma nova inspeção também está marcada para o dia 29 de novembro.

A ação tem caráter educativo e é colocada em prática por profissionais da Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte e Carga no Estado de Mato Grosso (SINDMAT), Confederação Nacional de Transporte (CNT) e o SEST SENAT.

A vistoria já era realizada anualmente nos veículos do transporte coletivo da capital. “Este ano, por meio dessa parceria entre instituições, ampliamos o serviço para veículos do transporte escolar. Dessa forma, conseguimos estender o alcance das políticas públicas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente executadas pela nossa gestão”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

A operação faz parte do programa Despoluir, que tem por objetivo reduzir a emissão de poluentes no transporte, melhorando a qualidade do ar em centros urbanos. A verificação vem acompanhada de orientação técnica de como realizar a manutenção preventiva do veículo e sobre o uso correto de combustíveis.

O programa é uma maneira de manter os condutores atualizados diante das tecnologias e energias limpas. Os veículos que estiverem em conformidade com as normas recebem o Selo Despoluir de amigo do Meio Ambiente.

SERVIÇO

O que: vistoria educativa gratuita de vans escolares

Quando: sexta-feira (29), das 8h às 11h e das 13h às 17h

Onde: Pátio de vistoria da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) – Rua Régis Bitencourt, Centro Sul de Cuiabá.

Serviço gratuito

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *