Hemocentro intensifica coletas de sangue em dezembro

Em dezembro, período considerado crítico para o estoque do único Banco de Sangue Público de Mato Grosso, as campanhas serão intensificadas. De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o período festivo de fim de ano e de férias se prolonga até o Carnaval, causando queda considerável no número de doações.

“Alertamos a população em geral que, antes de sair em viagem nos recessos de fim de ano ou de férias, procure o MT Hemocentro na Capital ou uma de nossas unidades do interior para doar sangue e ajudar na missão de salvar vidas”, enfatiza a gestora.

A agenda de campanhas para dezembro conta com diversas ações. Entre elas, uma parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que terá início no dia 2 e término no dia 6 de dezembro. No período de 9 a 13 de dezembro, também haverá parceria com a equipe dos Jogos dos Amigos Solidários.

Nos outros dias, ocorrerá coleta interna normal e, no dia 18, acontecerá uma coleta externa realizada pela equipe do Hemobus no Tribunal de Contas do Estado (TCE), sendo que as unidades do banco de sangue estarão fechadas apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro.

Campanhas sensibilizam

O MT Hemocentro depende exclusivamente de doação voluntária de sangue para poder salvar vidas de pacientes internados em hospitais e prontos-socorros públicos em todo o Estado. Por essa razão e diante da missão diária de manter o estoque em nível considerável para atender a demanda, o banco de sangue público promove, no decorrer de todo o ano, diversas campanhas internas e externas de coleta, para captar novos doadores.

Um dado importante foi registrado pelo MT Hemocentro no balanço do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 25 de novembro. Foi notado o aumento significativo de doadores espontâneos, em comparação aos últimos dois anos de campanha.

De acordo com o resultado do dia de coleta – que ocorreu na sede do MT Hemocentro –, compareceram para doar pela primeira vez, de forma espontânea, 270 novos doadores. Apenas três dos que foram convocados e já são doadores fidelizados compareceram ao chamado do Banco de Sangue Público estadual.

Na mesma data comemorativa, em 2017, somente 76 pessoas foram doar de forma voluntária e outros seis doadores fidelizados foram fazer a reposição de rotina. Em 2018, no mesmo período, foram 201 doadores novos.

Serviço

Para mais informações, agendamentos de coleta externa e de campanhas de captação de doadores, manter contato pelos seguintes endereços:

MT HEMOCENTRO – Banco de Sangue Público de Mato Grosso
Rua 13 de Junho, 1055. Porto. Cuiabá – MT.
Tel: (65) 3623-0044 ramal 220 / 221 / 225
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – MT
Rua General Vale, 182. Bandeirantes. Cuiabá – MT.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *