ALMT define data como Dia do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Os deputados aprovaram o projeto de Lei que institui 12 de abril como Dia estadual do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, data de fundação do local. A proposta foi do deputado Max Russi (PSB).

A área de preservação com cerca de 33 mil hectares foi instituída como parque em 1989 e, atualmente é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O parque está localizado no município da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

Além dos vales e morros, os atrativos turísticos incluem cachoeiras, trilhas e mirantes.

Dentre os animais encontrados na fauna do local estão onça-pintada, veado-campeiro, bugio, anta, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, lobo-guará, ema e seriema. Papagaios, andorinhões e araras-vermelhas aninham-se nas falésias de arenito.

Entretanto, o parque é frequentemente ameaçado por incêndios durante o período de estiagem no estado. O tempo seco e o vento, nesse época do ano, são propícios a ocorrência de queimadas. no parque.

Outras datas

Recentemente os deputados também instituíram Dia do Servidor da Defesa Agropecuária, Dia estadual do Arquiteta e Urbanista, além da Semana Estadual da Cultura Evangélica. A criação das datas foi publicada do Diário Oficial do Estado, que circulou na sexta-feira (29).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *