Seminário discute inclusão a programas do Governo Federal

Agricultores familiares, pesquisadores e especialistas no setor se reuniram no 4º Seminário de Agricultura Familiar de Cuiabá, na quarta-feira (4). O evento, promovido pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, discutiu as alterações mercadológicas e o acesso de produtores da Baixada Cuiabana a programas do Governo Federal.

De acordo com a titular da Pasta, Débora Marques, o encontro está em consonância com as principais demandas do setor, acompanhando seus processos de inclusão e transformação. “O olhar direcionado a este nicho demonstra que a Prefeitura tem responsabilidade, o que possibilita que a Secretaria preste assistência técnica lá na ponta, colocando em diálogo os produtores e as entidades de pesquisa”, disse.

Na ocasião também foi lançada a revista Saberes da Terra, com um balanço das ações voltadas ao setor e orientações aos produtores. “Acreditamos que o diálogo seja o melhor caminho para que possamos atender a estas demandas e agora esta proposta foi coroada com a revista. Ela servirá como uma ferramenta para informação dos agricultores e manterá este canal de contato aberto com a Secretaria.”

O Seminário contou com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistencia e Extensao Rural (EMPAER), que enviaram especialistas para ministrar palestras. Assim, ao longo da manhã foram abordados temas como a Agricultura Familiar em Âmbito Nacional; Crédito Rural e Como Aumentar o Número de Jovens no Campo.

O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso, José de Assis Guaresqui, destaca a importância da valorização da agricultura familiar, responsável por suprir as demandas urbanas. “O destaque que temos na balança comercial não se restringe à produção em larga escala, e este olhar para o pequeno é fundamental para que possamos avançar.”

Também participaram do evento os vereadores Vinícius Hugueney, Orivaldo da Farmácia e Luís Claudio; o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira; o representante do Sicred, Osvaldo Biazi e a coordenadora do SIM de Várzea Grande, Kely Enciso.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *