Empresa anuncia paralisação de cirurgias no HMC hoje

A empresa Somec Serviços Médico Ltda notificou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), de uma dívida de R$ 1,3 milhão referente ao atraso de seis meses nos serviços prestados, sem contrato, sendo cada nota fiscal no valor, médio, de R$ 200 mil.

Segundo a notificação, feita no dia 17 de dezembro, caso não seja pago, pelo menos duas notas fiscais e meia, a empresa informou que não realizará os serviços no Hospital Municipal de Cuiabá.

Os serviços realizados pela Somec são cirurgia em geral e realização de visitas para assistir aos pacientes, sem esses médicos, a prefeitura terá de fazer contratação emergencial para suprir os próximos plantões.

Os profissionais são responsáveis por atender todos os politraumas levados pelo SAMU e casos cirúrgicos encaminhados de policlínicas e upas, além de procura espontânea da população.

Segundo a empresa, a situação dos 48 médicos, que prestam serviços junto ao HMC, é de calamidade, onde os mesmos estariam impossibilitados de continuar os trabalhos na unidade de saúde por falta de condições financeiras em atraso.

A Somec, na notificação, ainda alega que tentou de várias formas resolver a situação, mas que não teria visto outra saída a não ser pela paralisação.

Além do prefeito de Cuiabá, a empresa também notificou a Secretaria de Saúde da Capital, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública e o Conselho Regional de Medicina (CRM).

CRM ALERTA EMPRESA

Após receber a notificação da Somec, a presidente do Conselho Regional de Medicina, Hildenete Monteiro Fortes, ressaltou que é direito da empresa fazer pressão e paralisar os trabalhos, mas alertou que a suspensão dos serviços deve ser feita transcorridos 30 dias após a notificação da prefeitura.

OUTRO LADO

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Cuiabá que encaminhou a seguinte posição:

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informa: A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informa: O montante de processos liqüidados (aptos a pagar) da empresa SOMEC com a SMS era de 607 mil reais.

No dia 17/12 foi realizado um pagamento no valor de 235 mil reais.

Hoje (19) foi realizado outro pagamento no valor de 211 mil reais.

O restante, 161 mil reais, serão pagos nos próximos dias.

A parte alusiva aos serviços prestados no HMC, completou um mês hoje (19) e está em processo de liquidação.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *