https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/12/0.jpg

Ricardo Prates Morais

Saiba como cuidar dos dentes do seu cachorro

O cuidado com os dentes do seu cão deve fazer parte da rotina.

Os cachorros comem de uma maneira bem diferente do ser humano. Eles não mastigam os alimentos, fazendo com que fiquem muitos restos de comida nos dentes. Dessa forma, a placa se acumula nos dentes e se transforma em tártaro. Essas áreas cultivam bactérias e corroem os dentes e gengivas. Halitose, doença periodontal, dor bucal e perda dentária podem ocorrer. Não obstante, as bactérias não apenas causam doenças na boca, mobilidade e perda do dentese também podem afetar outras partes do corpo, como o coração e os rins.

Da mesma forma que nós, os cães precisam de cuidados dentários regulares. No entanto, limpar os dentes do seu cão de maneira habitual pode ser uma tarefa difícil, por não ser algo do agrado dele. Por isso, infelizmente, poucos donos escovam os dentes dos bichinhos com frequência suficiente e a higiene dental dos cães é negligenciada, causando mau hálito.

A higiene dental é tão importante para a saúde do seu cão quanto a nutrição, exercícios adequados e cuidados de rotina. Há muito o que fazer para ajudar a manter os dentes do seu cão saudáveis.

Para identificar o problema, fique atento a alguns sinais como a recusa á comida. Algumas vezes, por causa da dor ao mastigar os animais podem recusar a comida. Outra dica é gengivas com  aspecto de inflamação e sangramentos que também são indicativos de problemas.

Lojas como o PetLove oferecem diversas opções para o cuidado com o seu animal, entre elas diversas escovas dentárias especiais além de determinados tipos de alimentos que, ao mesmo tempo que distraem o seu amigo, fazem a limpeza bucal dele.

Preparando-se para cuidar dos dentes do seu cão

O que não falta na internet são fotos de cães bem saudáveis, pelos bonitos e alguns até mesmo exibindo os dentes. Eles estão em toda parte, de filmes a temas de jogos como no site de cassino online Brazil. Essa saúde toda é decorrente de um cuidado geral com o bichano. E os dentes estão incluídos.

A detecção precoce de problemas dentários ajudará a evitar doenças graves. A maneira mais simples de cuidar dos dentes do seu cão é observá-los regularmente e estar ciente dos sinais que podem indicar um problema. Para inspecionar os dentes do seu cão, levante os lábios ao redor da boca, olhe os dentes da frente e de trás o mais próximo possível. Seja gentil e tenha cuidado para não assustar o seu cão.

Sinais com os quais você deve se preocupar

Os seguintes sinais devem lhe deixar alerta para uma possível doença dentária. Na presença de algum desses sinais, reforce o hábito de escovação dentária do seu cão e procura ajuda de um bom veterinário consultando o Conselho Federal de Medicina Veterinária.

  • Halitose (mau hálito)
  • Relutância em mastigar ou chorar ao mastigar
  • Salivação aumentada
  • Gengivas vermelhas, inchadas ou sangrando
  • Tártaro, um revestimento marrom ou amarelo nos dentes causado por placa
  • Dentes ausentes e/ou soltos

As manchas amareladas nos dentes indicam a presença de tártaro.

As manchas amareladas nos dentes indicam a presença de tártaro. (FONTE: PetGuide)

Como escovar os dentes do seu cão

A escovação é a melhor medida preventiva no que diz respeito à higiene bucal e deve ser realizada a cada dois a três dias para ser mais eficaz. Comece quando seu cão é um filhote para que ele se acostume com a sensação de escovar os dentes. Os filhotes têm 28 dentes de leite que normalmente caem aos seis meses de idade. A essa altura, seu cão deve estar em uma rotina regular de escovação.

Vá além!

Se você não puder ou não quiser escovar os dentes do seu cão todos os dias ou a cada dois dias, procure uma alternativa, como produtos especiais para mastigação ou um aditivo alimentar para colocar na água. Nem todos os produtos são igualmente eficazes, portanto, peça recomendações ao seu veterinário.

Alimentos para higiene oral

Esse tipo de alimento é preparado especialmente para cuidar e manter a higiene dos dentes dos cães, prevenindo a cárie e o mau hálito. Com uma textura dura, ao mastigá-los, eles ajudarão a arrastar os restos de alimentos da boca do cão. Esses alimentos podem ser encontrados em diferentes formatos como palitos, biscoitos ou ossos.

Spray dental

Mais fácil do que escovar os dentes do seu animal (o que nem sempre é fácil), o spray dental pode ser uma boa opção para reduzir e prevenir a formação de placas e tártaros nos dentes, Existem muitos sprays dentais no mercado que ajudam a controlar as bactérias que causam o mau hálito.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *