https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/01/vacina-gripe-785x466.jpg

DOSE EM FALTA

Nesta segunda postos devem voltar a receber dose da pentavalente

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução/TV Globo

noA partir desta segunda (20), unidades básicas de saúde da capital deverão voltar a receber as doses da vacina Pentavalente, que estavam em falta no país desde a metade do ano de 2019. As vacinas já começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde para os estados, a previsão é que hoje (17) o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde – SMS receba um dos lotes.

O problema do desabastecimento causou-se devido o desvio de qualidade na produção, identificado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que reprovou todos os  lotes do produto.

“A vacina Pentavalente faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança e garante proteção contra cinco doenças, que são difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções nasais e na garganta. Ela é destinada a bebês e aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, sendo ainda necessário aplicar o reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade”, explica a responsável técnica da Imunização da SMS, Sandra Horn.

Após chegarem à Vigilância Epidemiológica, as vacinas irão ser divididas para as regionais e a partir de segunda-feira (20) passarão a ser distribuídas para as unidades de saúde.

“É importante ressaltar que temos quase cem unidades básicas e que essa distribuição não será feita em apenas um dia. Temos uma rota já estabelecida. Segunda-feira entregaremos na Regional Oeste, terça-feira na Regional Sul, quarta-feira na Leste e na quinta-feira na Norte. Até o final da próxima semana o abastecimento de vacina Pentavalente já estará normalizado em Cuiabá”, conclui Sandra.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *