https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/985e7034e5fa160582ee696648e477e4.jpg

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

Prefeitura de Cuiabá atinge 77% das metas no PDI em 2019

DA ASSESSORIA / CAROLINA MIRANDA
[email protected]

Luiz Alves

Cuiabá alcançou 77% das metas em situação de conformidade estabelecidas pelo Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) 2019. Esse resultado foi apresentado durante a reunião de indicadores realizada esta quarta-feira (05). O percentual foi obtido por meio das ações que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Cuiabá, do comprometimento de todas as secretarias e do engajamento das equipes.

Com esse índice, Cuiabá se classifica entre as capitais com os melhores índices, sendo inserida numa situação de excelência.

“Quando você mira nos mais carentes, na justiça e na inclusão social, você sempre quer fazer o melhor para alcançar os indicadores, dez portas se fecham e 30 se abrem para que a gente possa continuar alcançando e atendendo ao sagrado compromisso que temos com a população cuiabana”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Dados apontam que no início da gestão, em 2017, foi mantido o percentual de 56%. Já em 2018, os números saltaram de 62 para 65%. Em 2019, de 73 para 77%. Com base nesse demonstrativo, resta para 2020, das 51 metas estabelecidas, apenas 19. Os números foram extraídos do relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), órgão responsável pelo acompanhamento e cumprimento do programa criado em 2012.

“É com os pés no chão, tendo como base o planejamento estratégico embasado no PDI, um importante parceiro que é o TCE, que vamos conseguir quebrar os paradigmas de construir um serviço público de qualidade à altura do que a sociedade cuiabana merece”, disse o prefeito durante o encontro.

O secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien, fez questão de ressaltar que a Prefeitura está trabalhando para deixar uma cidade organizada e bem planejada. “Esse resultado é fruto da ‘cultura de planejamento’ inserida desde o início da gestão, quando cada secretaria criou um núcleo vigilante e de acompanhamento das metas. Ao longo desses três anos já foram realizadas mais obras do que estavam previstas”, reforçou Adrien.

O encontro faz parte do cronograma de ações do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) sendo coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e está sob a organização e coordenação das secretarias municipais de Planejamento e de Governo. “O TCE tem feito um grande trabalho que norteia a gestão pública rumo à transparência, a lisura, rumo ao cumprimento de metas e ações”, ressaltou o secretário municipal de Governo, Lincoln Sardinha.

De acordo com o representante da Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras do TCE, Adjair Roque de Arruda, os bons resultados, que vêm sendo obtidos nesses três anos de gestão, se devem ao comprometimento de todos, o que podemos evidenciar como inúmeros benefícios entregues à população. “O TCE está à disposição, oferecendo todo suporte necessário para que Cuiabá consiga atingir as metas em sua totalidade”, esclareceu.

O PDI é visto pela atual administração como mais uma ferramenta para o alcance de uma gestão com resultados eficientes e que, consequentemente, refletirá na satisfação do cidadão cuiabano.

Emanuel Pinheiro agradeceu o envolvimento e engajamento de todos os secretários. “São esses sentimentos que norteiam toda e qualquer atuação de um planejamento estratégico para se construir, por meio de indicadores reais, a determinação de um Governo. Para 2020, não há nada a ser acrescentado nas ações e serviços a serem executados. Vamos continuar avançando, fazendo mais com o mesmo, tendo como direcionamento o PDI, esse guia que possibilita que o nosso compromisso firmado com o povo cuiabano seja efetivado”, finalizou Pinheiro.

Participaram da reunião secretários municipais, representantes de conselho municipal de Políticas Públicas, Organizações Sociais, Sindicatos, entidades civis organizadas, dentre outros.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *