https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/forcabruta_2.jpg

FORÇA BRUTA

Mais fortes do mundo? Gigantes desafiam limites

Rodrigo Dod / Savaget

Qual o limite de peso que você consegue carregar? Cinco ou dez quilos? O que para boa parte das pessoas é normal, para os atletas de strongman (atletismo de força), que chegam a carregar quase 500 quilos de peso, isso não chega nem perto de um desafio.

O Verão Espetacular, quadro do Esporte Espetacular, exibe neste domingo a competição dos pesos-pesados que acontece em Cotia, a partir de 9h15.

Dessa vez não há brasileiros na disputa, mas o EE também vai exibir Marcos Ferrari, melhor atleta Sul-Americano de strongman, em sua tentativa de quebrar o recorde continental da cangalha.

Essa é uma modalidade em que os gigantes carregam estruturas de ferro com pesos sobre os ombros – 560 kg, que Ferrari vai conduzir por cinco metros em até 75 segundos.

O Força Bruta vai contar com três provas, uma delas, nova. A corrida insana consiste em um medley de três etapas com quatro repetições de deadlift com 320 kg.

Os atletas vão arrastar uma corrente de 300 kg e, em seguida, com apenas um braço, vão fazer quatro repetições de um dumbell de 105 kg. No arremesso de barril, os competidores vão utilizar até oito barris, de 20, 22, 24 e 26 kg.

A novidade da edição 2020 do quadro é a prova “escadas sinistras”, que servirá como critério de desempate: os atletas terão que subir uma escada de cinco degraus com 45 cm de altura.

Se parece fácil, a impressão termina por aí: a subida terá que ser feita com três pesos, que variam entre 200 e 250 kg.

Em cada prova, o ganhador leva quatro pontos; o segundo colocado fica com três, o terceiro com dois e o quarto com um. O campeão do Força Bruta será o atleta com maior somatório na pontuação.

Conheça os gigantes

O polonês Mateusz Kieliszkowski, de 26 anos, é quem abre a lista dos competidores do Força Bruta. Com 1,95 m e 150 quilos, o atleta cinco vezes mais forte da Polônia e duas vezes mais forte da Europa está em sua terceira participação na prova e garante estar ansioso para competir no Brasil novamente:

– Eu amo o Brasil, adoro as pessoas do Brasil, todos são muito amigáveis.

Entre outros recordes, Mateusz também é detentor da maior marca do Dumbell, de 150 quilos, e cinco vezes recordista na prova de Stone to Shoulder (“pedra no ombro”, na tradução).

Pensando nas expectativas para o Força Bruta, o peso-pesado foi modesto:

O polonês Mateusz Kieliszkowski é o atleta mais jovem no Força Bruta — Foto: Divulgação

Divulgação

Outro participante é o strongman Terry Hollands, de 40 anos, que venceu o Força Bruta do ano passado. Com 1,98 m e 150 kg, o britânico sempre praticou esportes de duelo e força, como judô e rugby, mas só começou a treinar a partir dos 22.

Hollands teve uma infecção na perna em 2004, mas conseguiu retornar ao esporte e voltou diferente, focado no treinamento strongman, “ferozmente imperdoável”.

O americano Jerry Pritchett é o mais pesado do quarteto, com 160 quilos e 1,93 m de altura. Nascido no estado do Arizona, começou a competir no levantamento de peso com 15 anos, tornando-se mais tarde o Homem Mais Forte do Mundo por quatro vezes.

Em 2017, no Arnold Strongman Classic, competição da modalidade, quebrou o recorde do levantamento de peso terra, tirando do chão “apenas” 460 kg. Pritchett é breve em descrever o que mais gosta no Brasil:

– Amo as praias, e o público é sempre ótimo!

Mikhail Shivlyakov, da Sibéria, tem 39 anos, 1,78 m e 140 kg, sendo o mais leve dos competidores – mas não o menos forte; suas melhores marcas foram de 195 kg no log lift e 442,7 kg no dead lift.

Ele começou a competir no levantamento de peso ainda na escola e estreou como strongman em 2007, aos 27 anos.

– Todos os rivais são fortes e dignos de vencer. Eu acho que Mateusz Kieliszkowsk tem grandes chances de ganhar por ser jovem e muito promissor – disse Shivlayakov, modesto.

E apesar de se sentir muito confortável no Brasil porque as pessoas são “hospitaleiras como os russos”, Mikhail garante que está levando o desafio à sério:

– A preparação não é diferente de outro torneio, eu encaro com responsabilidade. Um soldado sempre está pronto para a batalha!

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *