https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/fotos_bancoimagens_5698.jpg

SINOP SEM DENGUE

Mais de 25 mil casas já foram visitadas pelo mutirão

Assessoria da Prefeitura

A Prefeitura de Sinop segue realizando os mutirões de limpeza para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti da  cidade. Dados da sala de emergência mostram que, de 13 de janeiro até o dia 12 de fevereiro, 48 bairros foram visitados pelas equipes de combate a endemias.

Nesses 30 dias, já totalizam 25.517 imóveis vistoriados e, desses, 920 estavam com foco do mosquito. 492 receberam tratamento com larvicidas e 10.917 das residências estavam fechadas ou tiveram recusa do morador para a inspeção. Os dados, ainda, apontam 107 notificações, 11 multas imediatas e 50 caçambas de lixo retiradas dos quintais domiciliares.

Conforme o coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, apesar de muitos não se importarem com o cenário que estamos vivendo em relação à doença, boa parte da população está abraçando a causa e ajudando nos trabalhos. “Além dos nossos mutirões, há uma mobilização por parte da comunidade, já somam 15 bairros que tiveram mutirões comunitários realizados com a iniciativa dos próprios moradores. Os canais de denúncias, também, não param. Somente pelo aplicativo Se Liga Sinop recebemos, neste período, 1.292 ocorrências”, relata o coordenador.

Entre as estratégias traçadas a Prefeitura vem realizando a limpeza de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade, priorizando-as, bem como em valas, valetões e bueiros. No entanto, para que elas se mantenham livres de sujeira e lixo, é preciso que a população não pratique descarte irregular de entulho, pois são potenciais criadouros.

Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as condutas e diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.

ATENDIMENTO MÉDICO

Devido ao número crescente de casos de dengue no município, a prefeita Rosana Martinelli determinou que sete Unidades Básicas de Saúde tivessem horário estendido para melhor atender a população. Desta forma, o posto de saúde Violetas fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás, Maria Vindilina II, Menino Jesus, Primaveras e Oliveiras, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

Lembrando que a unidade Menino Jesus funciona como Upinha nos sábados, domingos e feriados. Além da ampliação no horário, essas unidades estão coletando sangue para a realização do exame que diagnostica a doença e entregando o resultado no período máximo de 24h.

O atendimento ao público com suspeita de dengue está sendo de forma contínua e em livre demanda e, se houver a necessidade, o paciente já deve receber, na própria unidade, a hidratação com soro.

Os laboratórios municipais localizados na Avenida dos Jacarandás (CIAMS), Jardim Umuarama II (Rua José Gonçalves) e na Avenida André Maggi (Jd. Violetas) também farão horário estendido para coleta e resultados de exames, sendo das 7h às 17h.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.

Em locais onde forem flagrados focos do mosquito e, de acordo com o grau de infestação, serão lavradas multas de imediato. Em casos considerados menos graves, uma pré-notificação dará tempo para que o morador se regularize, sob risco de ser penalizado quando da realização de uma próxima vistoria pelo poder público.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *