https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/z-irigaray1.jpg

TEMPORADA 2020

Clóvis Irigaray expõe coleção inédita na Casa Cuiabana

Secom-MT

O Centro Cultural Casa Cuiabana, que a propósito, está de cara nova após importante manutenção de conservação, lança sua Temporada 2020 em grande estilo, com a mostra gestual Irigaray – Arte – Ikuiapá.

Com obras inéditas de Clóvis Irigarai, a mostra segue aberta à visitação de segunda-feira à sexta-feira, sempre das 8h30 às 17h, até dia 6 de março.

O lançamento oficial da exposição, porém, está reservado para o Cine Teatro Cuiabá, no dia 8 de abril, aniversário da capital.

A proposta do artista é ocupar com arte os espaços públicos do Centro Histórico da cidade, promovendo ações, exposições e oficinas que valorizem as tradições, a arte e a cultura mato-grossense.

Protásio de Morais

“Coincidiu de a primeira de uma série de ações de valorização do Centro Histórico, ocorresse junto com o lançamento da Casa Cuiabana, um espaço tão valioso para todos. Em 1994, Irigaray fez um curso de pintura na Casa Cuiabana e as portas já eram abertas para os artistas. É bom ver que, quase 30 anos depois, as portas continuam abertas”, comenta Maria Irigaray, curadora da mostra.

Entre as ações do projeto Irigaray – Arte – Ikuiapá, além da mostra, foram reservadas ainda à Casa Cuiabana, duas oficinas: Oficina de Pintura, com Maurício Mota e Lua Brandão; e a Oficina de Rimas, com a União Mato-grossense de MC’s.

As atividades são gratuitas e ocorrem entre os dias 27 de fevereiro e 04 de março.

Casa Cuiabana renovada

Protásio de Morais

“A Casa Cuiabana é sinônimo de liberdade. Tudo aqui é aberto, é livre. Estou feliz por estar aqui novamente, com uma nova série, cheia de telas tão vivas. É uma série ousada, como a resistência da Casa Cuiabana. Tem que ser, eu sou ousado (risos)”, se diverte, Clóvis Irigaray.

Construída no século 18, com estilo colonial, em taipa e adobe sobre alicerces de pedra canga, o Centro Cultural Casa Cuiabana é patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1983.

O espaço foca no desenvolvimento de pessoas com ações voltadas às artes plásticas, artes cênicas e à música.

Entre os reparos da manutenção de conservação, que duraram quatro meses, de outubro de 2019 a janeiro de 2020, foram revistas a parte elétrica, cobertura, pintura, banheiros, forro, calhas, esquadrias, janelas e jardim.

Os reparos foram dedicados ainda à acessibilidade e à segurança do patrimônio.

William Kanashiro

“Demos atenção especial a iluminação do entorno da Casa, grades nas janelas, adaptamos as calçadas, seguindo as normas de acessibilidade, piso antiderrapante e corrimão da escada do quintal. Estamos muito contentes com o resultado. Vida longa à Casa Cuiabana”, comemora Ivan Moreira de Almeida, arquiteto da Secel.

Vale dizer que durante os meses de reparo, a Casa Cuiabana não fechou as portas e manteve a programação, adaptando horários e remanejando atividades, de acordo com as demandas das obras de manutenção.

Protásio de Morais

 “É uma honra receber Clovis Irigaray na Casa Cuiabana, agora revigorada e mais bonita do que nunca! Em nome do Governo de Mato Grosso, dou às boas-vindas a esse artista que carrega uma trajetória tão relevante. Uma pessoa que inspira cultura! E é para isso que serve a Casa Cuiabana, valorizar e estimular a arte e a cultura do nosso povo”, explica Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

A Casa Cuiabana é um dos mais importantes aparelhos geridos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel).

Entre fevereiro e março, o Centro Cultural acolhe o projeto Irigaray – Arte – Ikuapá, aprovado no edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

Assunto: Clóvis Irigaray expões coleção inédita na Casa Cuiabana

Quando: de 14 de fevereiro à 06 de março

Horário de funcionamento: De segunda-feira à sexta-feira, sempre das 8h30 às 17h (com intervalo para almoço)

Endereço: O Centro Cultural Casa Cuiabana é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizado na rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

Entrada franca, livre para todas as idades.

Informações: (65) 3624-2064.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *