https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/gettyimages-664550100.jpg

OLD TRAFFORD

Estádio "raiz" da elite inglesa completa 110 anos

Clive Brunskill/Getty Images

O Teatro dos Sonhos está em festa. Casa do Manchester United, Old Trafford completa nesta quinta-feira 110 anos de existência.

É o maior estádio de clubes da Inglaterra, com capacidade para 74.879 pessoas.

Curiosamente, enquanto os principais rivais na liga mais rica do mundo caminham cada vez mais na direção de novas arenas multiuso, o clube mantém a filosofia de valorizar ao máximo a história de sua casa, procurando ao mesmo tempo rejuvenescê-la aos poucos, continuamente.

– Nós temos um plano de investimento ao mesmo tempo em que há a manutenção do que faz Old Trafford especial. Parte do fascínio do United ou Old Trafford é o fato de ser um estádio construído em 1910. Se você o altera totalmente, pode mudar a sensação dele.

Nossa visão é que não queremos mudar radicalmente a aparência do estádio – declarou Ed Woodward, vice-presidente do clube, via assessoria de imprensa.

Inaugurado em fevereiro de 1910, o estádio de Old Trafford não passa por grandes mudanças estruturais desde 2006, quando houve a última expansão, de mais 8 mil lugares.

Por outro lado, nas décadas recentes o United viu o rival Manchester City se mudar para o Etihad Stadium (2002), o Arsenal ir para o Emirates (2006), o Liverpool ampliar Anfield Road (2016) e o Tottenham demolir White Hart Lane e abrir a nova casa (2019).

O Chelsea quer um novo Stamford Bridge, mas suspendeu os planos temporariamente. Concorrentes na hegemonia global, Real Madrid e Barcelona têm projetos ambiciosos em andamento.

A diretoria do United não pretende a curto prazo ampliar a capacidade de Old Trafford. A ausência de grandes aplicações é motivo de críticas por parte da torcida e da imprensa inglesa aos empresários Glazer, principais acionistas do clube.

Mas na última década foram investidos cerca de £100 milhões na manutenção do estádio, sendo £20 milhões em 2019.

Foram £11 milhões para melhorar a acessibilidade, £4 milhões em segurança e £4 milhões em áreas de hospitalidade.

– Se você tem Old Trafford e procurar regenerá-lo, rejuvenescê-lo e mantê-lo moderno, garantindo o sentimento de que é Old Trafford, então você tem a solução perfeita.

Nosso objetivo para o estádio é que ele seja seguro, lotado e vibrante. Aumentar o número de assentos pode influenciar no terceiro ponto, mas precisa ser feito direito.

Não há planos em andamento para aumentar a capacidade, mas não posso dizer que isso não possa ocorrer a longo prazo – explicou Woodward.

Old Trafford, palco de Manchester United x Manchester City — Foto: Phil Noble/Reuters

Phil Noble/Reuters

O Manchester United realiza pesquisas de satisfação com os torcedores e não foi detectada uma demanda forte por mudanças em Old Trafford.

Mas por causa dessas avaliações o clube implementou nesta temporada as “seções atmosféricas”, destinadas aos torcedores mais participativos, com capacidade para 1200 lugares.

Outra novidade é o pedido formal junto às autoridades de segurança para a introdução de áreas com assentos retráteis, para os torcedores ficarem de pé (1500 lugares).

– Nós esperamos ver isso em progresso o mais rápido possível, já que argumentamos há tempos que esse tipo de assento é um avanço em segurança e também muito popular com os torcedores, queiram eles ficarem em pé ou permanecerem sentados durante o jogo, sem obstruir a visão dos outros – declarou o M.U.S.T, que é o truste de torcidas do Manchester United, por meio de nota oficial.

Na última temporada, a média de público para os jogos em casa do Manchester United na Premier League foi de 74.482 pessoas.

O recorde de um jogo em toda a história do “Teatro dos Sonhos” foi de 76.962, na semifinal da Copa da Inglaterra de 1939, contra o Wolverhampton.

Entre críticas e elogios à preservação de um estádio mais “raiz”, o clube comemora os 110 anos de um Old Trafford com certeza icônico.

Imagem aérea de Old Trafford, casa do Manchester United — Foto: John Peters/Manchester United

John Peters/Manchester United

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *