https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/solange-linhares.jpg

DESVIOS EM TAC

Promotora afastada pelo TJ nega irregularidades e diz que confia na Justiça

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

MPE

A promotora de Justiça, Solange Linhares, por meio de nota pública, disse que está em viagem e que ainda não foi notificada da decisão da Justiça sobre seu afastamento.

A promotora afirmou, ainda, que desconhece os fundamentos jurídicos do novo pedido. Solange também afirma que confia plenamente que a Justiça será feita, “pois há muitas provas de que as ações e projetos atacados na denúncia aconteceram”.

A promotora foi afastada de suas funções por determinação da desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), Clarice Claudino da Silva, até que se julgue o mérito da ação criminal oferecida pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges.

A informação foi divulgada pelo jornal A Gazeta, nesta quarta-feira (19), e confirmada por um membro do MPE ao Mato Grosso Mais.

Segundo a reportagem do A Gazeta, a promotora é acusada de ter desviado quase R$ 1 milhão de 13 Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmados por ela, quando atuava na Promotoria de Justiça de Paranatinga (373 km ao sul de Cuiabá).

De acordo com o jornal, a ação corre em segredo de justiça e o teor do afastamento é sigiloso. Porém, antes de decidir se aceita ou não a denúncia, a desembargadora deve abrir prazo para que Solange Linhares apresente sua defesa.

Com o afastamento, o Ministério Público decidiu designar o promotor de Justiça Leandro Volochko para assumir a 1ª Promotoria de Justiça Criminal da comarca de Chapada dos Guimarães, desde esta terça-feira (18), no lugar da promotora. Solange Linhares foi julgada pelo Conselho Superior do Ministério Público, que decidiu pela pena máxima, que é a perda do cargo.

Com isso um processo administrativo foi instaurado para que a mesma possa se defender e tentar provar a sua inocência.

De acordo com a denúncia do MP contra a promotora, ela teria desviado em proveito próprio e alheio, “sempre com o propósito de satisfazer seus interesses pessoais, o valor aproximado de R$ 985.785,75, oriundos de TACs a serem disponibilizados pelos compromissários se destinariam à execução dos mais variados projetos, supostamente do interesse do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que, entretanto, jamais existiram formal ou concretamente”, diz trecho da denúncia.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *