https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Reunião-Arquivo-Público.jpg

INTEGRAÇÃO

Arquivo Público promove reunião com líderes e gestores

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, realizará durante este ano diversas ações como capacitações, palestras e reuniões com o foco nas áreas de arquivo e protocolo. Nesta quinta-feira (20.02), 87 servidores de vários órgãos e entidades públicas participaram do primeiro encontro de líderes e gestores de documentos do Poder Executivo estadual.

A reunião teve como objetivo integrar o órgão central com as unidades setoriais, discutindo assuntos relacionados à gestão documental. Orientações foram repassadas e dúvidas esclarecidas com o intuito de melhorar as atividades exercidas no dia a dia.

Segundo o secretário-adjunto de Patrimônio e Serviços da Seplag, Luiz Gustavo Tarraf Caran, “essa integração é fundamental para a melhora da gestão de documentos no Estado, que exige um trabalho contínuo e sistemático”, acrescentou. O secretário destacou também a importância da instrução normativa 09/2019, que consolidou os entendimentos e criou as comissões permanentes de avaliação de documentos.

A superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, exibiu os avanços da política da gestão de documentos em 2019 e as metas para 2020. A redução da taxa de congestionamento, o aumento de documentos eliminados e a implantação da política de produção, gestão, preservação e acesso a documentos digitais foram alguns dos temas apresentados.

Os procedimentos a serem adotados no sistema de protocolo, com atenção às novas funcionalidades, como inventário físico de documentos, editar registro, entre outros; e os cuidados com os documentos na forma física (classificação, identificação e acondicionamento), além dos deslocamentos dos materiais, também foram abordados no evento.

No ano passado, 834 servidores foram capacitados em gestão de documentos. Destes, 631 foram atendidos presencialmente e 203 por meio do ensino a distância.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *